Cerca de duas mil pessoas, ligadas ao Sínodo Centro-Campanha Sul da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), participaram no domingo, 27 de maio, no ginásio de esportes de Vera Cruz, do Dia Sinodal da Igreja. O encontro festivo foi um momento de renovação da fé.

De acordo com o pastor sinodal Waldir Trebien, o evento contou com a participação de representantes de 62 municípios, 120 comunidades, 25 paróquias e dois projetos missionários. “Este encontro, que acontece a cada dois anos, é uma grande celebração da caminhada de cada uma de nossas comunidades.” Das 9 h às 16 horas, houve confraternização através da música, dos cantos e da palavra de Deus.

Trebien salientou que a regional do IECLB é muito grande, havendo uma distância de até 600 quilômetros entre alguns municípios. No Dia Sinodal, explicou que existe uma aproximação das comunidades. “Aqui a gente renova a fé, a esperança e fortalece as amizades.”

O tema do dia, Celebrando o amor de Deus, foi desenvolvido pela pastora Sisi Blind, que veio de Curitibanos (SC). De acordo com ela, a sociedade tem uma forte tendência para o individualismo. “Isso não é bom. Nosso compromisso com Deus exige que a gente vá ao encontro do próximo. E é isso que estamos fazendo neste domingo.”

Sisi entende que a igreja tem o compromisso de cuidar e fortalecer as comunidades. “A vida comunitária nos dá ânimo e a certeza de que não estamos sozinhos.”

Projetos

Quem participou da celebração pôde conhecer diversos projetos da IECLB, entre eles o Alegria e Esperança, desenvolvido com crianças do Bairro Bom Jesus, de Santa Cruz do Sul. O Capa e a Ecovale estiveram presentes, vendendo seus produtos e fornecendo informações sobre a chamada agricultura natural.

Waldir Trebien ainda destacou o apoio da Prefeitura de Vera Cruz para o sucesso do encontro. Lembrou que o vice-prefeito Liro Vollbrecht é pastor licenciado e deu um respaldo muito grande na organização das atividades.

Fonte: Gazeta do Sul