Os evangélicos ligados à Federação das Igrejas Evangélicas do Estado do Ceará (Fieec) são os novos aliados na campanha de controle e prevenção da dengue. A mobilização ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e envolve 100 pastores e 200 lideranças de 100 igrejas evangélicas de Fortaleza. O evento acontece às 8 horas, na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil, no bairro Rodolfo Teófilo.

O objetivo da mobilização, que contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Odorico Monteiro, e do presidente da Fieec, pastor Gabriel Evangelista da Silva, é preparar os fiéis para que se tornem multiplicadores das ações de prevenção à dengue. Em um primeiro momento, haverá uma plenária geral com a participação de todos os presentes para, em seguida, os pastores se dividirem em seis grupos diferentes, de acordo com as SERs. Eles serão treinados pelos chefes de distritos de Saúde sobre as ações adequadas para manter a dengue sob controle.

Segundo o pastor Oswaldo Oliveira, na próxima semana as orientações serão levadas aos demais membros das igrejas. A idéia é que cada evangélico comece vistoriando a própria casa e, em seguida, verifique dez moradias à sua direita e dez à esquerda. A previsão é que oito mil pessoas se envolvam no trabalho. “A dengue não se combate em um dia. No mínimo durante um ano iremos realizar o mutirão a cada 15 dias”, afirmou o pastor Oswaldo.

A juventude das igrejas também será mobilizada para realizar a vedação das caixas d’água. Esses reservatórios têm sido motivo de preocupação por parte do secretário municipal de Saúde por serem ambientes favoráveis à multiplicação do mosquito. O apoio das igrejas evangélicas será importante para o controle da dengue em Fortaleza. Existe pelo menos uma igreja em cada bairro da cidade.

Fonte: O Povo