Depois do desastre provocado pelo terremoto que sacudiu o Peru no dia 15 de agosto, deixando um saldo de 600 mortos e milhares de feridos, diversas congregações e organizações da Igreja Evangélica no país vêm coordenando ações para apoiar os danificados.

O Conselho Nacional Evangélico do Peru (CONEP) está recebendo doações de víveres e roupas com a finalidade de distribuí-los aos atingidos pelo sismo, em sua maioria moradores da região de Ica, a 300 km ao sul de Lima.

O CONEP também está coordenando reuniões para definir estratégias de ajuda e convidou diferentes instituições e organizações evangélicas a participarem dos trabalhos, dentre as quais estão a Mesa Evangélica Juvenil do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), Lutheran World Relief, Diaconia, Visão Mundial, Compaixão Internacional.

Dentre as entidades que participam das reuniões organizadas pelo CONEP estão a Missão Urbano Rural, Desafio Miquéias, Associação Paz e Esperança, Associação de Grupos Evangélicos Universitários do Peru (AGEUP) e Fundação contra a Fome.

A AGEUP também fez um chamado à participação dos jovens das igrejas a viajarem como voluntários às regiões de Ica e Huancavelica, com a finalidade de realizarem trabalhos de apoio e consolação aos afetados pelo terremoto. A localidade de Huancavelica, fortemente atingida pelo sismo, espera a chegada da ajuda para a limpeza e reconstrução dos prédios danificados.

Representantes das diferentes congregações evangélicas visitaram as cidades de Pisco e Ica. O secretário-geral da Igreja Evangélica Peruana, pastor Misael Borda, e o bispo da Igreja Metodista, Jorge Bravo, foram ao local do desastre natural para verificar a situação dos irmãos de suas respectivas denominações.

Fonte: ALC