Fé e solidariedade caminharam de mãos dadas, ontem à tarde, na 29ª edição do Enchei-vos do Espírito de Deus, evento organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC).

As mais de 15 mil pessoas que compareceram ao Chevrolet Hall, em Olinda, no Grande Recife, para um dia de orações e louvores também doaram alimentos, roupas e material de limpeza para as vítimas das enchentes que atingiram Pernambuco no mês passado.

Cerca de três toneladas de donativos foram arrecadados no evento, que teve início às 13h30 e entrou pela noite. Os produtos foram entregues à Comissão de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Os católicos carismáticos comemoraram o Dia de Pentecostes, tradicionalmente o 40º dia após a Páscoa, que este ano foi celebrado em 23 de maio. Por falta de um ginásio disponível no primeiro semestre, no entanto, a organização do encontro precisou montar a festa, pela primeira vez, em julho, dois meses depois.

Pela quantidade de participantes, está sendo considerada uma das maiores edições do Enchei-vos, que em 2008, reuniu 18 mil católicos carismáticos. De acordo com a coordenadora da RCC, Graça Amorim, foi uma opção da organização do evento diminuir o número de pessoas.

“A capacidade da casa é de 15 mil pessoas. Em 2008, o acesso era feito por um adesivo, o que acabou facilitando a entrada de mais pessoas. Por motivo de segurança, este ano resolvemos adotar o uso de pulseiras”, explicou.

Com uma programação vasta, de DJ que tocava músicas religiosas a uma missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a multidão, cuja maioria era formada por jovens, não arredou o pé até às 21h. Em frente ao Chevrolet Hall, mais de cinquenta ônibus estacionados revelavam que uma multidão estava lá dentro.

Para a estudante Gabriela da Silva, 17 anos, a juventude tem se engajado cada vez mais nas programações da Igreja Católica. “Adoro participar porque a gente faz oração e canta. Aqui é muito animado e o melhor, estamos falando e cantando do amor de Deus”, afirmou.

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a hora da adoração do Santíssimo, que contou com a participação de frei Josué Pereira, de Brasília. Participaram do evento também Irmão Kleber, Assis Rocha e DJ Angelus.

Já por volta das 20h, dom Fernando Saburido celebrou uma missa. Foi a primeira vez que o arcebispo participou do evento, já que ele assumiu o cargo no ano passado.

O antecessor dele, dom José Cardoso, apesar de apoiar a Renovação Carismática Católica, não costumava ir à festa.

Dom Clemente

A Igreja das Fronteiras, onde dom Hélder Câmara celebrou missas por duas décadas, foi o palco, ontem, do aniversário de 50 anos de bispado e 93 anos de idade do amigo dele, dom Clemente Isnard.

Nascido no Rio de Janeiro, o bispo emérito de Nova Friburgo, que chegou a participar do Concílio Vaticano II, chama Recife de casa, por isso escolheu a capital pernambucana para a celebração.

Fonte: Jornal do Commércio