A surpreendente vitalidade política de Mike Huckabee, comprovada com a sua vitória em cinco estados na Superterça, contém um fator que empalidece o esforço multimilionário feito até aqui por Mitt Romney.

Um cálculo do tipo custo-benefício, feito ao final da apuração dos votos, mostrou que os investimentos de Romney – cuja especialidade profissional é justamente fazer aplicações financeiras – têm rendido muito menos do que os poucos recursos usados por Huckabee.

Ao fazer os cálculos, relacionando o dinheiro gasto na campanha com os resultados obtidos, Alex Vogel, estrategista do Partido Republicano, constatou que cada delegado conquistado por Romney custou a ele US$ 1,16 milhão. Já Huckabee, que conta com pouco dinheiro, está obtendo um resultado dezenas de vezes maior: cada US$ 1 milhão investido por ele rendeu 20 delegados.

Huckabee comemorou sua inesperada ascensão bem ao seu estilo, no final da noite de terça-feira:

– Esta noite os Estados Unidos estão aprendendo que, às vezes, uma pequena pedra lisa pode ser bem mais eficaz do que uma armadura completa.

Romney tem sido mais prejudicado do que John McCain com a presença daquele ex-pastor evangélico na disputa eleitoral. Huckabee, afinal, divide o eleitorado republicano conservador, atraindo boa parcela de votos que fatalmente seriam dirigidos a Romney se ele não estivesse mais na campanha.

E o martírio de Romney continuará, segundo prometeu Huckabee utilizando uma linguagem pugilística para anunciar seus planos:

– Ainda estamos de pé, e para espanto de muitos, estamos chegando lá. Ninguém conquistou ainda os 1.191 delegados para ganhar a nomeação. Enquanto houver votos e delegados a conquistar, estarei lá toda vez que tocar o sino para o início de um novo round – disse ele.

Fonte: Globo Online