A trajetória das Sagradas Escrituras no Brasil é o cenário da nova exposição que o Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo, irá inaugurar no dia 15 de abril,. No ano passado, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), mantenedora do museu, distribuiu seis milhões de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas no país.

Intitulada de “Os Caminhos da Bíblia no Brasil” , a exposição traz três réplicas de estações de trem para dar suporte aos três momentos históricos: o começo, a difusão e a influência das Escrituras. Essas plataformas mostram a seqüência histórica da Bíblia no país, desde 1808 até os dias atuais.

Primeira parada

A primeira estação – o Começo – mostra os principais eventos relacionados com as Escrituras Sagradas no século 19, como a decisão da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, com sede na Inglaterra, de imprimir exemplares da Bíblia para envio a colônias portuguesas, em 1808.

No ano seguinte, as colônias, entre elas o Brasil, receberam, a título de doação, 12 mil volumes do Novo Testamento.

O século 19 também registra a vinda de imigrantes europeus – alemães, suíços, italianos – que trouxeram, na bagagem, a Bíblia e hinários das suas igrejas de origem. A primeira estação informará o visitante que a primeira tradução em português das Escrituras feita no Brasil foi a versão brasileira, concluída em 1917.

João Ferreira de Almeida

Mas a primeira impressão da Bíblia completa em português é de 1819, com tradução de João Ferreira de Almeida, que deu origem às edições Revista e Corrigida, e Revista e Atualizada, ainda em distribuição na atualidade.

A primeira tradução de trecho bíblico para uma língua indígena no Brasil foi o Evangelho de João, em 1923, vertido para o idioma macuxi.

Livro mais lido do Brasil

A Bíblia é, hoje, o livro mais lido no Brasil. A segunda plataforma de trem da exposição mostra a Difusão. A terceira estação trata da Influência, e trará testemunhos, fotos e depoimentos de pessoas falando como a Bíblia transformou vidas.

O Museu da Bíblia em Barueri foi inaugurado pela SBB em 2003. Trata-se do primeiro museu do gênero no país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, pois abriga Bíblias e partes do texto bíblico em mais de mil idiomas.

A exposição faz parte das comemorações do Ano da Bíblia. Em 2008, a Sociedade Bíblica do Brasil completa 60 anos.

As chamadas para as estações são: O começo, A Difusão e A Influência – a fim, justamente, de contar detalhadamente os caminhos da Bíblia de forma seqüencial. Para que a sensação de percorrer as estações seja mais real, o trajeto será marcado por uma linha de trem adesivada no piso. Ao final do percurso, haverá um local onde o visitante poderá escrever um depoimento sobre a influência da Bíblia em sua vida. Outra atração será uma Bíblia aberta, exposta num grande painel, de 3,50 x 3,10 m.

Serviço:

Abertura: 18 de abril de 2008
Horário: 10 horas Ø Entrada: gratuita
Local: Museu da Bíblia – Avenida Pr. Sebastião Davino dos Reis, 672 –
Vila Porto– Barueri (SP) – Telefone: (11) 4168-622

Fonte: Portas Abertas e Sociedade Bíblica do Brasil