Falsas relíquias do Papa João Paulo II estão à venda em várias lojas de lembranças religiosas a alguns metros do Vaticano, noticiou nesta quinta-feira a agência de notícias I-Media.

As lojas oferecem medalhas contendo um minúsculo pedaço de tecido com a inscrição “relíquias de João Paulo II”, com preços que variam de 3 a 5,25 euros.

Segundo os comerciantes, os pedaços de tecido são da roupa que o Papa usava e foram friccionados em sua tumba, situada na cripta da basílica de São Pedro, no Vaticano.

Estas lembranças não têm o aval do Vaticano, concretamente do prelado encarregado de instruir o processo de beatificação de João Paulo II, monsenhor Slawomir Oder.

“Estas relíquias não são reconhecidas”, disse Oder à agência, “e se fossem realmente (parte da ) indumentária de João Paulo II, não seria necessário friccioná-los em sua tumba”.

Oder disse ainda que as relíquias oficiais de João Paulo II – uma imagem do Papa com um pedacinho de sua batina colada no verso – podem ser obtidas gratuitamente.

Algumas lojas anteciparam a beatificação e a canonização de João Paulo II vendendo estatuetas com a inscrição “S. Giovanni Paolo II” (São João Paulo II).

Fonte: AFP