O Bispo Munib A. Younan da Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e da Terra Santa (Evangelical Lutheran Church of Jordan and the Holy Land – ELCJHL) foi eleito presidente da Federação Luterana Mundial (FLM) pelo mais alto órgão do corpo legislativo da Igreja.

A 11 ª Assembléia da FLM votou, sábado, para o sucessor do Presidente Bispo Mark S. Hanson, da Igreja Evangélica Luterana na América, que foi presidente da FLM desde última Assembléia da organização, em Winnipeg, no Canadá, em 2003.

De acordo com a FLM, o Rev. Dr. Rt Younan recebeu 300 votos afirmando sua eleição como próximo presidente da FLM de 360 votos expressos.

Younan, o ex-vice-presidente da Federação Luterana Mundial, é o presidente da Comunhão das Igrejas Evangélicas do Oriente Médio e serve com três patriarcas de Jerusalém e nove outros bispos do Comitê Internacional Cristão de Jerusalém. Ele também é co-fundador do Conselho, de instituições religiosas da Terra Santa, formada por dois rabinos-chefe de Israel, chefes das Igrejas locais, o Juiz Chefe do Tribunal Islâmico na Palestina e outros líderes Muçulmanos.

O presidente eleito tem liderado o corpo da Igreja desde 1998 e foi o terceiro bispo palestino da Igreja fundada pelos alemães no século XIX e, anteriormente, liderada pelo clero da Alemanha.

Um membro da Federação Luterana Mundial desde 1974, o ELCJHL tem cerca de 3.000 membros.

[b]Fonte: Christian Post[/b]