Quatro fiéis da Igreja Universal entraram com ações na Justiça, pedindo indenização por danos morais, contra o jornal O Globo. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os fiéis alegam que se sentiram ofendidos pela reportagem “Igreja Universal tenta intimidar jornalistas”, publicada pelo jornal fluminense em 14 de fevereiro.

O texto informava que dezenas de fiéis e pastores da igreja entraram na Justiça contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato, autora da reportagem a “Universal chega aos 30 anos como império empresarial”, publicada em 15 de dezembro de 2007, sobre o patrimônio da Universal. Os pedidos de indenização, com muitos parágrafos idênticos, são apresentados em juizados especiais em vários estados, dificultando a defesa.

Nas ações movidas contra o O Globo, distribuídas nos dias 3, 7 e 12 de março, os fiéis são representados pelo mesmo escritório de advocacia. Eles reivindicam indenização porque a reportagem teria “denegrido a imagem e a honra, discriminando a Igreja Universal”.

O diretor de redação de O Globo, Rodolfo Fernandes, disse que os processos contra o jornal seguem a mesma lógica dos que os que os fiéis da Igreja Universal movem contra a Folha e o Extra. “Não se dão ao trabalho nem de mudar os textos”, afirmou. Contra a Folha já foram ajuizadas 77 ações em nome de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Do total, 23 foram julgadas, todas favoráveis ao jornal.

Fonte: Consultor Jurídico