Na vinha do senhor nem tudo é sublime e as igrejas não escapam às pressões terrenas como a severa crise econômica que afeta o país. Por isto os fiéis da igreja Presbiteriana de Cypress, fundada há quatro décadas em Pompano Beach, se despediram entre prantos e orações durante as quase duas horas que durou o culto religioso realizado no domingo passado.

“É nosso último dia aqui e me sinto muito triste e frustrado porque as portas se fecharam”, disse o pastor Esteban Castillo, um colombiano que há 14 anos começou os cultos religiosos em espanhol nesta igreja.

De acordo com Barbara Sabin, representante da hierarquia presbiteriana do condado de Broward, o principal motivo do fechamento deste templo são os elevados custos de manutenção. “Esta igreja é muito importante para a comunidade, mas tem sido muito difícil sustentá-la economicamente nestes momentos de crise financeira”, disse Sabin.

O fechamento deste local presbiteriano, localizado na 950 South Cypress Road, se soma ao de outras sete igrejas católicas em Broward, anunciado na semana pasada pela Arquidiocese de Miami.

Os templos católicos são: a igreja da Ressurreição, em Dania; St. Charles Borromeo, em Hallandale Beach; St. Joseph Haitian Mission, em Pompano Beach; e St Luke, em Coconut Creek. Também figuram as igrejas Nossa Senhora Aparecida em Hollywood; assim como St. George e Divine Mercy Haitian Mission, ambas em Fort Lauderdale.

AcheiUSA