Grupos se reúnem em pousadas e chácaras afastadas do centro urbano. Participantes dedicam parte do tempo a cultos e ao estudo da bíblia.

Para fugir da agitação e folia do carnaval, grupos de fiéis de diversas religiões se reuniram em chácaras e pousadas na Região Metropolitana de Curitiba para participar dos tradicionais retiros espirituais. Segundo o organizador de um dos eventos, o objetivo dessas pessoas é renovar a fé em Deus.

Nas proximidades da capital paranaense acontecem mais de sete retiros religiosos desde sexta-feira (13). A cada ano, o programa espiritual atrai novos adeptos.

A maioria dos encontros é feita em locais afastados do Centro e os participantes dedicam parte do tempo a cultos e ao estudo da bíblia. Para aqueles que pensam que o evento não é animado, o diretor do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Arnaldo Andrade Lana, adianta que a programação diverte pessoas de todas as idades.

“Nesta edição temos crianças, adolescentes, jovens e famílias que estão se divertindo muito. Além, claro, dos momentos espirituais no início da manhã e à noite. Temos várias atividades recreativas e esportivas como futebol, vôlei, ping pong, trilhas, show de talentos, passeios de bicicleta e muitos outros atrativos. Como o tempo está chuvoso, a criançada está ansiosa para o “skibunda” que está sendo organizado para a tarde deste domingo”, disse o diretor.

A Igreja Adventista realiza o evento há mais de dez anos na capital paranaense. Este ano, cerca de 160 pessoas estão reunidas no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catre), em São Luiz do Purunã, a 80 quilômetros de Curitiba.

O retiro de carnaval, que começou na sexta-feira e termina apenas na terça-feira (17), tem algumas regras que devem ser seguidas. Os participantes não podem dormir tarde e há horários certos para as refeições. Ninguém pode sair do complexo e não é permitido ingerir bebida alcoólica. Mesmo com as restrições, muitos jovens e adultos preferem passar o feriado prolongado longe da folia dos desfiles de escolas de samba e blocos de rua.

Para a professora Karina Maciel Scalco, que participa pela segunda vez do evento, o principal objetivo é se desligar dos problemas e fortalecer a fé. “É sempre bom estar mais perto de Deus. Estou achando uma delícia, me divertindo muito e brincando entre amigos. Estou ansiosa para o jantar temático, que este ano será italiano. É sempre um dos momentos mais aguardados pelos participantes”, relatou ao G1.

Outro grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia se reuniu no Recanto Maranatha, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o diretor de acampamentos, Rodrigo Mengue, mais de 200 pessoas participam do evento voltado à vida saudável.

“O nosso retiro vai até terça-feira e nosso objetivo é, através de atividades, mostrar para as pessoas que é possível levar uma vida saudável. Aqui praticamos caminhada, corrida e jogos. Até as crianças participam, nesta edição estamos com 27 crianças”, contou Mengue.

A Igreja do Evangelho Quadrangular do Pilarzinho, em Curitiba, também organizou um retiro espiritual com várias palestras motivacionais e orientadoras. A programação conta ainda com shows de cantores gospel de todo o Paraná e atividades recreativas nas salas de jogos e piscinas. O local escolhido pela organização é a chácara Recanto dos Lagos, em Mandirituba, na Região Metropolitana da capital. Cerca de 150 pessoas participam do acampamento de cinco dias.

O evento, que neste ano tem o tema “Saltifique-se”, é voltado aos jovens da igreja e convidados, segundo o pastor Alysson Delbom. “A gente trouxe esse tema porque analisamos que a geração dos jovens está se perdendo atualmente, nas drogas, prostituição e na corrupção em si. Temos o objetivo de conseguir levantar uma juventude diferente”, afirmou o pastor.

[b]Em Cascavel
[/b]
O “Carnaval com Cristo” deve reunir três mil pessoas no Centro de Convenções e Eventos, em Cascavel. O evento, que é organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), começou no sábado (14) e segue até terça-feira. A entrada é um quilo de alimento.

Durante os quatro dias de feriado, os participantes vão poder assistir a festivais de dança, teatro e apresentações musicais. Também haverá show de bandas católicas. No último dia do evento, das 8h às 16h, serão feitas orações e momentos dedicados a espiritualidade. O Arcebispo Metropolitano de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos celebrará a missa de encerramento.

[b]Fonte: Midiacon[/b]