Por cerca de dez minutos a apresentadora Fernanda Hernandes Rasmussen, filha do casal fundador da Renascer, escapou do desabamento do teto da sede da igreja, no Cambuci (região central de São Paulo), na noite de domingo (18).

O trânsito salvou sua vida, e a de seu filho, David, segundo ela relatou a amigos. Fernanda se atrasou no culto e pode ver, na chegada, a sede da igreja destruída. Ainda em choque, tentou ajudar no socorro orientando bombeiros e voluntários que procuravam vítimas. O desabamento, ocorrido por volta das 19h, causou a morte de nove pessoas e deixou 106 feridas, de acordo com balanço da Secretaria da Segurança.

O casal Estevam e Sônia Hernandes, fundadores da Renascer, permanece nos Estados Unidos. Eles foram condenados em agosto de 2007 pelos crimes de conspiração e contrabando de dinheiro. Em nota, ambos lamentaram o acidente. “Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror”.

Um dos sites da igreja, o IGospel (http://www.igospel.com.br), também homenageia mortos e feridos no acidente em sua homepage. Também abriu uma central de atendimento aos fiéis (0/xx/11/4004-4002).

A Renascer deverá montar um centro para receber doações (de alimentos, roupas e remédios, principalmente) para as famílias e as vítimas do desabamento.

A tragédia

O teto da sede mundial da Renascer desabou totalmente. O acidente aconteceu em um horário de transição entre dois cultos.

No início da tarde desta segunda, os bombeiros confirmaram que um homem que havia sido dado como desaparecido após o desabamento foi localizado com vida pela família e que as buscas foram encerradas.

Uma equipe de perícia da Polícia Técnico-Científica esteve no local hoje. Em nota, o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) de São Paulo informou que abriu um processo para investigar a responsabilidade sobre o desabamento do teto.

Fonte: Folha Online