Cinemas de todo mundo estrearam, na sexta-feira, 23 de fevereiro, o filme “Amazing Grace”, de Michael Apted, baseado na vida de William Wilberfoce, o político cristão que conseguiu abolir a escravatura no Império britânico.

O filme tem o mesmo título do hino cristão composto pelo capitão de barcos negreiros John Newton. Durante tormenta em alto mar Newton se converteu, arrependeu-se do sofrimento causado a milhares de pessoas e tornou-se clérigo. Wilberforce o conheceu e ficou impressionado com sua história.

Completa 200 anos a votação que pôs fim à legalidade do tráfico de seres humanos nos domínios britânicos. No dia 23 de fevereiro de 1807, por 283 votos a favor e 16 contra, a Câmara dos Comuns aprovou a Slave Trade Act, que recebeu o consentimento real no dia 25 de março daquele mesmo ano.

William Wilberforce nasceu no dia 24 de agosto de 1759, em Hull, condado de Yorkshire. Filho de um rico mercador, órfão aos 17 anos, foi viver com os tios em Londres. Através de sua tia Hannah conheceu o metodismo, denominação protestante fundada por John Wesley no seio da Igreja Anglicana.

Wilberforce via na política um instrumento para reformar a sociedade a partir dos valores éticos e morais do evangelho.

Fonte: ALC