O Conace, organismo do governo chileno que trata de políticas de combate às drogas, constituiu um fundo especial de recursos confiscados do narcotráfico para financiar programas de prevenção.

O anúncio foi feito pela secretária executiva do Conace, María Teresa Chadwick, que, em encontro com representantes das igrejas Católica e evangélicas, disse que serão destinados 150 milhões de pesos (cerca de 300 mil dólares) para o fortalecimento do trabalho que estas denominações realizam de prevenção ao consumo de drogas.

O bispo presidente da Mesa Ampliada da União Nacional Evangélica (UNE-Chile), Emiliano Soto, disse que a iniciativa do Conace de integrar as igrejas cristãs num processo participativo e de promoção da prevenção no interior das famílias é excelente. “Estamos semeando numa boa terra e esperamos ter sucesso no trabalho”, afirmou.

O secretário executivo da Pastoral Nacional de Alcoolismo e Drogadicção (Panad) da Conferência Episcopal, Mauricio Zorondo, assegurou que a iniciativa mostra a importância que o Estado deposita no trabalho preventivo realizado pelas igrejas evangélica e católica junto às famílias.

Fonte: ALC