Hoje, dia 22 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças. A idéia de transformar o Dia de Ação de Graças partiu do pernambucano Joaquim Nabuco, mas a data só foi regulamentada em 1965 e instituída como a 4ª quinta-feira do mês de novembro em 1966.

Nos últimos anos a data vem passando despercebida. Com o objetivo de despertar nas pessoas, independente de crença religiosa, o espírito de gratidão, foi formado em Pernambuco um Comitê de Resgate das Comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças.

A campanha “Digamos sempre obrigado, pois não conquistamos nada sozinhos” já está nas ruas. Integram o Comitê o bispo Paulo Garcia, o empresário Jonas Alvarenga, o Rev. Edijéce Martins, o Pr. Miquéas da Paz Barreto, entre outros.

Vários eventos estão previstos em igrejas, escolas, unidades de saúde, universidades e seminários cristãos. Nesta quinta-feira a bancada evangélica na Assembléia Legislativa vai se reunir para orar e agradecer a Deus. A data também será lembrada nas Câmaras Municipais do Recife, Olinda, Jaboatão e Cabo.

Durante todo o Dia integrantes do Comitê estarão nas ruas da Região Metropolitana explicando a importância da data e incentivando as pessoas a pararem um momento para agradecer. O Dia Nacional de Ação Graças terá ainda celebrações em várias igrejas da Região. Na Catedral Episcopal Carismática no Espinheiro o culto terá início às 20h e na Igreja Batista da Concórdia às 19h45. Maiores informações sobre o Dia: www.acaodegracas.com

Celebrações

De diferentes denominações religiosas, um grupo de cristãos pernambucanos iniciou um movimento para resgatar o Dia Nacional de Ação de Graças. Os primeiros passos foram a criação de um site, já no ar, e uma série de atividades para a próxima quinta-feira, data oficial para se render graças a Deus.

A legislação brasileira determina, desde setembro de 1966, que o dia sempre deve recair na quarta quinta-feira do mês de novembro. As cerimônias da quinta-feira vão ocorrer em igrejas, escolas e em casas parlamentares.

Uma das mais extensas celebrações será na Assembléia Legislativa, estando prevista para demorar três horas. A programação começa às 14h. Haverá cerimônias nesse mesmo horário na Câmara de Vereadores do Recife. Em Olinda, líderes religiosos se juntam aos vereadores às 15H, enquanto em Jaboatão dos Guararapes as celebrações serão a partir das 18h. “Começamos por Pernambuco, mas nosso objetivo é mobilizar todo o país”, afirmou o presidente do Comitê de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, empresário Jonas Alvarenga. Para ele deveria ser comum os cristãos agradecerem a Deus todos os dias. “Muitos esquecem disso na correria diária. E a data, que nos Estados Unidos é feriado nacional, tem o propósito de mostrar a importância da gratidão”, justificou.

Alvarenga ingressou no movimento em 2006, quando celebrou a data em suas empresas. Entre as igrejas empenhadas no resgate da data estão batistas, presbiterianas e episcopais carismáticas. A necessidade da gratidão a Deus será lembrada em cultos previstos para começarem às 19h30 de hoje.

Também estão programadas cerimônias de agradecimento em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife. Em todos elas, os participantes irão recitar a Oração de Gratidão, que pode ser encontrada no endereço www.acaodegracas.com.br , página oficial do movimento. A página traz informações a respeito do comitê de resgate do Dia Nacional de Ação de Graças no estado e sobre o que é o movimento. Faz referências ainda às celebrações em outros países,a exemplo da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Fonte: Angelo Manassés – jornalista e colunista do FolhaGospel