O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou nesta segunda-feira o cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas, de “troglodita” e disse que, enquanto “estes bispos” mandarem, seu governo se sentirá “bem afastado” da hierarquia da Igreja Católica.

Em um discurso no Parlamento venezuelano, por ocasião do 199º aniversário da Independência da Venezuela, Chávez chamou Savino de “indigno”, por “sair como um troglodita, apavorando com o comunismo”, e pediu ao arcebispo de Caracas, presente no momento, que transmita uma mensagem ao papa Bento 16.

“Mande uma mensagem a Sua Santidade: (…) enquanto estes bispos mandarem aqui, nos sentiremos bem afastados” da hierarquia católica, disse o presidente venezuelano, antes de acrescentar que “a batalha não terminou”.

“Não merecemos um cardeal como este”, insistiu Chávez, que o chamou várias vezes de “troglodita” que, em repetidas ocasiões, criticou as políticas do governo.

“O povo merece respeito da hierarquia apostólica e romana. (…) Este senhor é indigno de ser chamado de cardeal”, disse o presidente venezuelano.

Fonte: Folha Online