Teste de AIDS antes do casamento: é o que a Igreja Anglicana na Nigéria pede aos casais que se preparam ao matrimônio _ que se submetam ao teste do HIV. Deste modo, os parceiros fariam “uma escolha consciente” do casamento.

Muitas são as Igrejas cristãs no país africano que impõem o teste como condição para celebrar o matrimônio. “A finalidade é ajudar os casais que querem se casar, a decidir de modo informado, porque não queremos que ninguém ignore a situação do próprio parceiro” _ declarou o porta-voz da Igreja Anglicana, Rev. Akintunde Popola. Ele precisou que, caso o resultado seja positivo, não se impedirá o casamento. “Queremos somente que os casais conheçam a própria condição em relação ao HIV, antes de se casar.”

Mas as autoridades nigerianas não estão de acordo com a idéia. Segundo o responsável pela Agência de Controle do HIV, Tunde Oshotimehin, “não se pode aceitar o que propõe a Igreja Anglicana: todos os nigerianos devem poder decidir sozinhos, se querem ou não se submeter ao teste”.

Por sua vez, a Igreja Católica divulgou que não quer impor nenhum teste, pois o assunto permanece da esfera pessoal. “Sabemos que algumas pessoas o fazem, mas, para nós, não é uma política da Igreja” _ disse o porta-voz da Arquidiocese de Abuja, Pe. Ralph Madu.

Fonte: Rádio Vaticano