Os sacerdotes católicos da cidade polonesa de Wroclaw, uma das sedes da Eurocopa, querem aproveitar o evento esportivo para tentar evangelizar os milhares de torcedores que assistirão aos jogos.

“Queremos demonstrar que a igreja de Wroclaw é jovem, ambiciosa e conectada aos novos tempos”, disse nesta terça-feira à emissora de rádio “Tok FM” o diretor do Centro João Paulo II, Robert Rusczak.

“Milhares de torcedores viajarão para Wroclaw para divertir-se e ver as partidas, mas temos certeza que alguns também estarão abertos a uma reflexão mais profunda”, acrescentou Rusczak, ressaltando que a chegada em massa de turistas representa uma “grande oportunidade” para a evangelização.

Para o padre Stanislaw Jozwiak, porta-voz da Cúria local, a ideia é dar uma dimensão mais espiritual ao torneio durante a fase que será disputada na cidade de Wroclaw, por onde passarão as seleções de República Tcheca, Rússia e Grécia.

“Virão a nós representantes de diferentes religiões – ortodoxos russos e gregos, e católicos tchecos -, o que criará uma boa oportunidade para nos reunirmos, trocarmos ideias e estabelecer vínculos mais estreitos”, destacou Jozwiak.

A igreja local pretende chegar aos torcedores com a mensagem que o catolicismo está próximo da ideia de fair play, informou a emissora “Tok FM”.

Para isso preparou um programa muito variado, com um palco no qual se apresentarão bandas que representam as religiões e os países das seleções que jogarão no estádio local, folhetos em diferentes idiomas, ajuda espiritual, confissões e até capelas improvisadas para orações antes dos jogos.

[b]Fonte: EFE[/b]