As novas tecnologias da informação e da comunicação parecem ter chegado para ficar em alguns setores da Igreja Católica Romana, que quer despertar vocações pastorais e o interesse dos jovens pela espiritualidade.

A Agência vaticana Zenit informou que o vigário para a diocese de Roma, cardeal Camillo Ruini, conclamou as religiosas para que utilizem a informática na comunicação. “Religiosas, naveguem pela internet e escrevam nos blogs”, exortou o prelado, que ministrou palestra na Universidade Pontifícia Urbaniana durante a assembléia diocesana da União de Superiores Maiores da Itália (USMI), que representa 1.287 comunidades e mais de 22 mil religiosas em Roma.

“Um sacerdote de Novara me contou que o tema ‘Jesus’ é muito debatido pelos garotos nos blogs. Seu enfoque, no entanto, provém de livros destrutivos, hoje muito difundidos e não do texto de Bento XVI sobre ‘Jesus de Nazaré’”, afirmou Ruini, preocupado com a idéia que os jovens farão de Jesus. As religiosas, sublinhou o cardeal, podem fazer muito nesta “nova forma de apostolado”.

Ruini dirigiu o chamado de modo especial às mulheres, sublinhando que o mundo feminino mudou e que as religiosas devem encontrar novas linguagens em sintonia com os avanços da sociedade.

Há poucos meses foi noticiado que a Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales estava usando “comics” em seus cartazes de campanha vocacional, anunciando que nos últimos quatro anos o número de vocações sacerdotais aumentou.

Os “comics” são um bom meio para chegar aos jovens, inclusive maiores de 25 anos, afirmam na Igreja inglesa.

Fonte: ALC