[img align=left width=300]https://thumbor.guiame.com.br/unsafe/840×500/smart/https://media.guiame.com.br/archives/2017/08/22/2412272047-igreja-canada.jpg[/img]

Uma igreja da cidade de Burlington, no Canadá, foi incendiada durante a madrugada da última quarta-feira (16) e pichada com a palavra ISIS, usada na língua inglesa como sigla do grupo terrorista Estado Islâmico.

O incêndio na Igreja Batista Trinity, localizada na província de Ontário, foi iniciado por volta das 1h18 da manhã, de acordo com a polícia da região de Halton. As chamas estavam consumindo o telhado da igreja quando as equipes de emergência chegaram no local.

Segundo o chefe dos bombeiros, Ross Monteith, o incêndio começou na parte de trás da igreja e se prolongou no espaço do sótão. A igreja é dividida em dois prédios principais, com um espaço anexo construído junto a uma estrutura antiga.

“Nós realizamos cultos nesse lugar há muito tempo. Então é bastante doloroso ver esse prédio ser tomado pelas chamas”, disse o pastor Carl Muller à CBC News.

Não há danos na parte mais nova do prédio, construída em 2004. Muller, que é pastor da igreja desde 1980, disse que a congregação é grata pelo “tremendo trabalho” feito pelo corpo de bombeiros.

[b]ISIS[/b]

“Eles escreveram ‘ISIS’ em três pontos na parte exterior do prédio”, contou Muller. “Usaram tinta de spray preto, com letras muito grandes. Você consegue ver claramente a uma boa distância”.

[img align=right width=300]https://thumbor.guiame.com.br/unsafe/smart/https://media.guiame.com.br/archives/2017/08/22/213264915-.jpg[/img]O sargento Ron Hansen disse que a polícia não pode dizer com certeza se o graffiti estaria conectado ao incêndio, mas afirmou que não pode descartar a possibilidade.

Muller também prefere não adiantar as hipóteses sem ter certezas. “Se os policiais encontrarem quem fez isso, minha suspeita seria apenas de um vandalismo maldoso — pessoas que, de maneira maliciosa, decidiram escrever ISIS”, disse o pastor.

“Eu ficaria surpreso se o ISIS nos visse. Somos um peixe pequeno, sabe?”, ele acrescentou. “Eu acho que algumas pessoas maldosas e de mente pequena fizeram isso. Espero que elas sejam encontradas se, de fato, foi um incêndio criminoso”.

O pastor disse ainda que gostaria de ter uma chance de conversar com as pessoas envolvidas no crime para compartilhar o que a igreja acredita.

Os bombeiros conseguiram inibir o fogo, mas a polícia informou que a igreja “sofreu grandes danos”. Ninguém ficou ferido. Monteith estima que o prejuízo do incêndio provavelmente exceda US$ 500 mil (equivalente a mais de R$ 1,5 milhão).

[b]Fonte: Guia-me[/b]