A torre de uma igreja no norte da Alemanha ultrapassou a inclinação da Torre de Pisa, na Itália, e se tornou a torre mais inclinada do mundo, segundo o Livro dos Recordes, o Guinness Book.

O ângulo de inclinação do campanário da igreja do vilarejo de Suurhusen é de 5,07.

A famosa Torre de Pisa alcança 3,97 graus. “Trata-se de um recorde mundial”, disse Olaf Kuchenbecker, do escritório de recordes do Guinness em Hamburgo. A igreja foi construída no meio do século XIII, mas uma torre foi acrescentada em 1450.

A torre foi construída em fundações de madeiras e a combinação de carvalho e solo úmido fez com que a construção fosse lentamente se inclinando para um dos lados durante os anos. Diversas tentativas foram feitas a partir de 1982 para parar o processo, sendo que foi conseguida estabilidade na inclinação em 1996.

A igreja ainda é usada e oferece visita guiadas. Autoridades do vilarejo estão fazendo pedidos de doações para manter o prédio histórico.

Por causa do risco de desabamento, serviços reliogiosos só são realizados em ocasiões especiais como Natal e Páscoa. A igreja se candidatou para o recorde em junho e só agora recebeu a confirmação do Guinness.

Fonte: Terra