Site da Igreja Universal do Reino de Deus usa jargões do mundo fashion para orientar as fiéis sobre quais roupas são adequadas.

O site da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) publicou um guia de moda para as mulheres que pretendem visitar o Tempo de Salomão – inaugurado no último 31 de julho, o megatemplo custou mais de R$ 685 milhões. A publicação usa jargões do mundo fashion para orientar as fiéis sobre quais roupas são adequadas e quais looks seriam impróprios para visitar a sede mundial da Iurd, em São Paulo (SP).

De acordo com o texto, rendas e transparências são permitidas apenas se usadas com uma blusa por baixo, para compor “um visual contemporâneo”. Além de reprovar o uso de estampas chamativas, como animal print, o guia pede para as leitoras não usarem calças justas: “esqueça a legging (faça disso um mantra para sua vida). Jeans são megaconfortáveis, mas, para essa ocasião, não devem sair do armário”, orienta.

Sugestões positivas são para o uso de roupas monocromáticas com texturas diferentes que podem ter aplicações de rendas, plumas, trançados ou pedras, mas com discrição.

O guia recomenda que as bolsas usadas por mulheres no cotidiano ou para trabalhar devem ser deixadas no carro ou no ônibus de sua caravana, “vá com uma opção mais nobre, como clutches e carteiras”. Apesar do lugar luxuoso, exageros são repreendidos: “não se maquie como se fosse para o São Paulo Fashion Week. Jamais exagere nos acessórios, fendas, decotes e roupas curtas”. A publicação sugere ainda que antes de ir para o templo a mulher deve conferir o visual e observar “se algo está marcando e, se estiver, não saia assim de casa!”.

Por fim, o texto ressalta que “Deus não olha a aparência de ninguém e que realmente se importa com o seu coração. Vista-se, de acordo com sua condição financeira, como faria se fosse encontrar socialmente uma pessoa importante”, diz o guia.

Desde a inauguração, no final de julho, em terreno de 35 mil metros quadrados, o edifício tem sido alvo de polêmicas – principalmente em decorrência dos vultuosos investimentos. A construção é uma réplica do templo homônimo citado na Bíblia, e se tornou a sede mundial da Universal.

[b]Fonte: EM[/b]