As Igrejas cristãs austríacas e suíças estão se preparando para o campeonato europeu de futebol, que será inaugurado em 7 de junho nos dois países, com uma série de iniciativas para fazer deste evento esportivo uma ocasião também de evangelização e de encontro entre os povos europeus.

Na Áustria, pelo menos 300 jovens missionários vão circular pelos arredores dos estádios para distribuir panfletos e encontrar os torcedores de várias nacionalidades. “Em cima da bola há 2008 anos” (On the Ball for 2008 years) é o slogan escolhido para a campanha. “O desporto é uma ocasião importante para aproximar pessoas de diversos horizontes”, explicou a assessoria de arquidiocese de Viena.

Também estão programadas celebrações ecumênicas nas diversas igrejas das cidades-sede, a distribuição de cachecóis brancos e vermelhos (as cores da Áustria e da Suíça) com o logotipo “Igrejas 2008” e a projeção de mensagens luminosas sobre os estádios de Viena, Salzburgo, Klagenfurt e Innsbruck. Na final de 29 de junho, no Estádio Ernst-Happel em Viena, haverá um grande “Festival da fé”.

A participação das Igrejas cristãs suíças no evento foi inaugurada ontem com uma celebração ecumênica presidida pelo pastor Christoph Sigrist, da Federação das Igrejas Protestantes Suíças (FEPS), e pelo padre Stefan Roth, da Conferência episcopal Suíça (CES).

Hoje, o estádio Hessgut/Liebefeld em Köniz, perto de Berna, vai hospedar o jogo entre o time dos líderes religiosos e a equipe dos parlamentares.

Fonte: Rádio Vaticano