As conferências episcopais das igrejas lusofónas vão reunir-se em Macau em outubro de 2008, disse nesta quinta-feira à Agência Lusa o bispo de Macau, D. José Lai.

De acordo com o prelado, o programa a ser seguido na reunião vai ser preparado por Macau com a colaboração da conferência episcopal portuguesa.

D. José Lai acrescentou que será preparada uma visita “à vizinha diocese de Hong Kong” e um passeio pelo sul da China que “poderá integrar uma visita à ilha de S. João, onde morreu S. Francisco Xavier”.

Co-fundador da Companhia de Jesus (Ordem Jesuíta), São Francisco Xavier é considerado pelo Vaticano o religioso que mais gente converteu ao Cristianismo depois de São Paulo. Nascido na Espanha em 1506, o missionário faleceu em uma ilha próxima a Macau, em 1552.

“Uma visita dos bispos lusófonos à província de Guangdong constitui um sinal e um gesto de amizade e fraternidade para com a China”, considerou D. José Lai, em um momento em quue o Vaticano tenta uma aproximação á igreja chinesa, controlada por Pequim.

Fonte: Lusa