Grupo de estudo da Bíblia
Grupo de estudo da Bíblia

O popular aplicativo da Bíblia YouVersion, fez um balanço geral em relação ao ano de 2017, e a primeira conclusão foi a de que o aplicativo foi instalado em 300 milhões de dispositivos em todo o mundo desde que foi lançado na Apple App Store há nove anos.

YouVersion, que foi uma dos primeiros 200 aplicativos gratuitos quando a Apple App Store estreou em 2008, ofereceu 1.656 versões da Bíblia em 1.186 idiomas em 2017, um acréscimo de 1.200 em relação a 2015.

“Nós acreditamos que a Bíblia é uma fonte duradoura de coragem e força”, disse o fundador de YouVersion e Life.Curch Innovation, Pastor Bobby Gruenewald, de acordo com Christianity Today. “Somos encorajados a ver, a partir dos dados deste ano, que pessoas de todo o mundo estão encontrando esperança na Palavra de Deus”, acrescentou.

Trabalhando com cerca de dez grandes agências de tradução da Bíblia – incluindo os tradutores da Bíblia Wycliffe, os Tradutores da Bíblia Pioneira e as Sociedades Bíblicas Unidas – YouVersion faz parte de um movimento para traduzir a Bíblia para 99,9% das línguas do mundo até 2033.

“Estamos em um ponto crucial na história”, afirmou Gruenewald. “Nos últimos anos, a tecnologia tornou possível acelerar a tradução da Bíblia como nunca antes.

Há um impulso incrível em torno desse esforço que sabemos que não vai parar até que cada pessoa tenha a Escritura disponível em sua linguagem de coração “.

YouVersion foi inicialmente lançado como um site em 2007, com o objetivo de aumentar o acesso e o envolvimento com a Bíblia. Sete anos após a introdução do aplicativo na Apple App Store, foi baixado 200 milhões de vezes, e atingiu 300 milhões de instalações até o final de 2017.

O aplicativo da Bíblia foi baixado em todos diversos os países, crescendo no ano passado em Angola (733%), Moçambique (243%), Eslováquia (235%) e Índia (228%). Os downloads cresceram tanto em áreas favoráveis ​​ao cristianismo (131% no Brasil) como as mais hostis (155% no Iraque).

No ano passado, os usuários do aplicativo bíblico compartilharam versículos 222 milhões de vezes e destacaram ou marcaram 1,4 bilhões de vezes. Em outras palavras, a cada segundo, uma média de 10,8 versículos foram compartilhados, 42,3 foram destacados e 2,8 foram marcados.

O versículo favorito e, consequentemente, o mais lido do mundo deste ano de 2017 – medido por quantas vezes foi destacado, compartilhado e marcado – foi Josué 1:9: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Quatorze dos 35 países apresentados pela YouVersion preferiram Josué 1:9, incluindo o Chile, o Egito e os Países Baixos. Jeremias 29:11 (“Pois eu sei os planos que tenho para você …”) foi o mais popular em 10 países, incluindo Canadá, Indonésia e Reino Unido.

João 3:16 (“Porque Deus amou o mundo …”) foi o mais destacado, compartilhado e marcado no Camboja, na Tailândia e no Vietnã. Romanos 8:28 (“E sabemos que, em todas as coisas, Deus trabalha para o bem daqueles que o amam …”) encabeçou a lista nos Estados Unidos, Romênia, Rússia e Taiwan.

E Romanos 12: 2 (“E não sede conformados com este mundo …”) foi o verso mais comprometido com a Nova Zelândia.

“Quando as pessoas instalam o aplicativo da Bíblia, geralmente é porque eles querem ler a Bíblia mais, então passamos muito tempo pensando em como ajudar a tornar mais fácil para eles fazer o que eles querem fazer”, afirmou Gruenewald.

“Estamos emocionados de que nossos números de engajamento da Bíblia continuem aumentando porque nos diz que estamos ajudando as pessoas a alcançar seus objetivos”.

O sucesso do ano passado segue um cenário recorde de 2016 , quando o verso mais popular foi Romanos 8:28. No ano anterior, os usuários completaram mais de 20 milhões de planos de leitura da Bíblia no aplicativo. Com informações de The Christian Times.