Enquanto as comunidades protestantes de todo o mundo começam a preparar seu testemunho e história para celebrar os 500 anos do reformador João Calvino, a Federação Suíça de Iglesias Protestantes (FSPC) lançou oficialmente o portal do Jubileu de João Calvino 2009. Em quatro idiomas, o portal interativo oferece informações sobre o 500º aniversário.

O projeto foi lançado na rede no dia 28 de setembro, quando a FSPC inaugurou a página oficial. O endereço www.calvin09.org dispõe de informação em quatro idiomas, inclusive em espanhol, sobre João Calvino, que incluem elementos interativos em relação ao 500º aniversário e um calendário que compila os eventos comemorativos em todo mundo. Também é possível baixar, gratuitamente, diferentes materiais para preparar o jubileu e documentos dos diferentes eventos.

Para comemorar o lançamento, o portal anuncia dois concursos: o primeiro é para escrever o hino oficial do Jubileu de Calvino. Os músicos interessados estão convidados a enviar suas composições. O segundo é um concurso para redigir o melhor e mais apropriado sermão para a ocasião. Ganhará o sermão mais emocionante, mas que seja ao mesmo tempo rico em conteúdo e ofereça uma perspectiva inovadora quanto à relevância de Calvino para o tempo atual. As condições para participar dos concursos podem ser encontradas no portal.

O espaço na web contou com o patrocínio de 18 representantes do mundo da ciência e da igreja, liderados pelo presidente da Aliança Reformada Mundial, Clifton Kirkpatrick, com a co-presidência de Charlotte Kuffer, vice-presidente da Igreja Protestante de Genebra, e do presidente do Conselho da Federação Suíça de Igrejas Protestantes, Thomas Wipf.

Na inauguração do sitio web, Clifton Kirkpatick convocou as igrejas reformadas de todo o mundo a participarem do portal. “Queremos que Calvino se faça presente para as pessoas de nosso tempo através desse sitio web. Também esperamos receber informações que possam ser compartilhadas através deste espaço em relação aos vários eventos que estão sendo planejados em todo o mundo para celebrar o 500º aniversário do nascimento de Calvino. Sonhamos que o portal será tão estimulante e relevante para o século XXI como o é a própria teologia de Calvino”.

Fonte: ALC