Assim que soube da decisão da Diocese Episcopal de São Joaquim de se desvincular da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (Ecusa, a sigla em inglês), a presidente da Câmara dos Deputados da denominação, Bonnie Anderson, deplorou “profundamente”, em manifestação emitida na segunda-feira, 10, esse passo liderado pelo bispo John-David M. Schofield.

“Por ora devemos seguir adiante”, disse Anderson, recomendando duas coisas aos episcopais da diocese que vão continuar vinculados à Ecusa: “Primeiro, orar pelo povo que quer permanecer dentro da Igreja Episcopal”, e orar pelo povo que está se retirando, “para que encontre paz e uma forma de servir a Deus do modo para o qual se sente chamado. Ele também enfrenta uma situação sem precedentes e tomou decisões com seridade”.

A Diocese estadunidense, por decisão conciliar de 8 de dezembro, vai se colocar sob a autoridade primacial da Igreja Anglicana do Cone Sul da América, sob a liderança do primaz Gregory J. Venables. Além de Schofield, outros dois bispos diocesanos foram alertados pela bispa presidente da Ecusa, Katharine Jefferts Schori, sobre o significado desse movimento separatista.

Schori escreveu ao bispo Robert Duncan, da Diocese de Springfield, em outubro, e ao bispo Jack Iker, da Diocese de Forth Worth, em novembro, exortando-os a retrocederem dessa direção. Em carta ao bispo Schofield, a bispa presidente argumentou que é difícil dialogar com quem está ausente dos concílios da igreja. “A igreja nunca poderá mudar, se os que dissentem se apartam da mesa”, disse.

A Diocese de São Joaquim, na Califórnia, anunciou, no dia 16 de novembro, que a Província do Cone Sul emitira convite às dioceses que pretenderem desvincular-se para que se unam à província sul-americana “numa forma de emergência e pastoral” até que a Ecusa se “arrependa e adira às normas teológicas, morais e pastorais da Comunhão Anglicana e quando uma supervisão primacial alternativa se torne eficaz e aceitável”.

No centro aparente da discórdia aparece o tema da sexualidade humana. A Ecusa confirmou a eleição de Gene Robinson, um homossexual assumido, como bispo coadjutor de New Hampshire, para o qual foi consagrado em novembro de 2003. Os primazes contrários ao ministério de homossexuais na igreja e à bênção matrimonial a pessoas do mesmo sexo constituíram o Movimento Anglicano Sul-Global, que conta com a participação de Venables e do bispo da Diocese do Recife, dom Robinson Cavalcanti.

Os episcopais remanescentes da Diocese de São Joaquim foram instados pela presidenta da Câmara a crescerem na fé e que continuem demonstrando ao mundo, por palavras e ações, o que significa ser um episcopal.

Fonte: ALC