O teólogo e mestre em Ciência da Religião Odêmio Antonio Ferrari lança BISPO S/A – A Igreja Universal do Reino de Deus e o exercício do poder (Editora Ave-Maria), com o intuito de mostrar a história e a realidade da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

A principal motivação que o autor teve em escolher esta instituição foi por ser a primeira igreja que rompeu com a tradição do ‘pentecostalismo clássico’, iniciado no Brasil com a Congregação Cristã (1910), em São Paulo, e com a Assembléia de Deus (1911),
no Pará.

Leia a descrição do livro segundo a Editora:

“A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), baseada no trinômio, ‘exorcismo, prosperidade e cura’, rapidamente estruturou, do Brasil ao mundo, uma universal igreja.

Este neopentecostalismo autóctone, segundo o autor, gestou uma igreja pragmática com sete propriedades: – apropriação da cultura popular; – sintonia com os Novos Movimentos Religiosos (NMR’s); – subversão à matriz evangélica; – perfil empresarial; – segmentação da clientela; – conquistas extra-eclesiais; – comando de líder excepcional.

Este livro é fruto de uma investigação bibliográfica cuidadosa e de verificação de campo deste neopentecostalismo abrasileirado. É explanado o vasto contexto do pluralismo religioso, o iurdiano manejo da fé e do dinheiro, a trajetória de ‘ação-poder’ do autoproclamado bispo Macedo.

Entender os meandros e a solidez do exercício do poder dessa megaorganização religiosa, cujo perfil mais se assemelha a um conglomerado empresarial e político, é o objetivo desta obra.”

Fonte: O Barriga Verde