A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) vai construir duas grandes catedrais em Portugal, afirma Edir Macedo na biografia “O Bispo”. Segundo o líder religioso, o crescimento da IURD no país europeu é “ininterrupto”.

Em Lisboa, onde já existem 120 templos, já foi iniciada a construção de uma catedral para 3.500 pessoas. O outro templo terá capacidade para 3.000 fiéis e passará a funcionar no Porto, ainda em 2008.

Fundada há 20 anos, a IURD está presente atualmente em 172 países. Nos EUA, há 39 núcleos e 133 igrejas, a maior delas em Los Angeles, com 2.300 assentos. Em Paris, será erguida uma catedral de 1.000 lugares até o final de 2009. A Espanha tem 16 templos.

O líder do movimento evangélico mais influente do Brasil pretende expandir a sua influência também na África e construir uma catedral em cada capital do continente, a exemplo do que já fez no bairro negro de Soweto, em Joanesburgo. O bispo Macedo também tem interesse em avançar nos países árabes.

Os pastores da Igreja Universal pregam em português, inglês, espanhol, francês, russo, afrikans, zulu e outros idiomas, além de dialetos. Somente no Brasil, onde os fiéis podem chegar a cerca de 8 milhões, há quase 5.000 templos da IURD e mais de 9.000 pastores.

Questionado sobre a influência em países de culturas tão diferentes, o Edir Macedo diz que “o segredo é a fé”.

“A universalização de nossa mensagem está na natureza da própria mensagem: o conteúdo da Bíblia é universal e fala a todos os povos, porque o espírito é um só”, afirma Macedo no livro “O Bispo”.

Igreja e televisão

De acordo com o livro, cada templo fora do Brasil praticamente nasce com uma produtora de vídeo e, passado pouco tempo, o pastor já está na TV local num horário comprado pela IURD.

Na Europa e na África, a IURD está nas madrugadas da Record Internacional e também em espaços comprados em emissoras comerciais.

A maior sede internacional da TV Record está em Portugal, onde a emissora funciona em um prédio de mais de 1.000 metros quadrados. A unidade em Lisboa exibe os programas em todos os países europeus via cabo.

“Já produzimos dez programas apenas em Portugal. Em breve, vamos exibir nossa primeira produção em teledramaturgia”, diz no livro o presidente da Record Europa, Aroldo Martins.

Em Moçambique, a Record Europa controla parte expressiva da TV Miramar, uma emissora privada local, com sinal aberto para todo o país.

Revelações

Edir Macedo diz ainda no livro que tem um neto que foi adotado em Portugal. O garoto, que tem atualmente 14 anos, é criado por sua filha Cristiane e o marido, pastor Renato Cardoso, que vivem na Inglaterra desde 2003.

“O livro será um marco no mercado editorial brasileiro pelo volume de vendas e pelo conteúdo revelador da obra”, disse à Agência Lusa o autor do livro, Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da Rede Record.

“Edir Macedo é o maior líder religioso do Brasil na segunda metade do século passado e não dava entrevista há 12 anos. São confidências que nos fazem entender melhor a história recente do Brasil”, afirmou Tavolaro.

O autor disse à Lusa que a editora Larousse prepara para o próximo ano uma edição especial para ser lançada em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), além de edições em inglês e em espanhol.

Fonte: Lusa