A Marinha divulgou edital reduzido de concurso público com três vagas para capelães navais, que vão ingressar na corporação com o cargo de primeiro-tenente.

Do total, são uma vaga para pastor da Igreja Batista e duas vagas para sacerdote da Igreja Católica.

As inscrições devem ser feitas no período de 29 de abril a 22 de maio pelo site ou em postos de inscrições determinados. A taxa custa R$ 45.

Alguns requisitos são: ser homem e brasileiro nato; ter mais de 30 e menos de 41 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2014; possuir, pelo menos, três anos no exercício de atividades pastorais, como sacerdote ou pastor; possuir idoneidade moral a ser apurada; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral e possuir curso de formação teológica regular de nível universitário, reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião.

A seleção será composta de prova escrita de conhecimentos profissionais e redação, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Outro concurso foi divulgado pela Marinha no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira (24). Nesse, os candidatos com nível superior poderão concorrer a 39 vagas na área da saúde. Os cargos são para cirurgião-dentista (20 vagas em diversas especialidades), enfermeiro (6 vagas), farmacêutico (6 vagas), fisioterapeuta (1 vaga), fonoaudiólogo (2 vagas), nutricionista (2 vagas) e psicólogo (2 vagas).

As inscrições custam R$ 45 e devem ser feitas também entre 29 de abril e 22 de maio pelo site ou nas organizações responsáveis listadas pelo edital.

A seleção dos candidatos constará dos mesmos exames do concurso religioso. Os candidatos a cirurgiões-dentistas farão ainda prova prático oral de conhecimentos profissionais.

A data da prova para os dois concursos ainda será divulgada. Nos dois casos, elas serão aplicadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).

Todos os candidatos dos dois concursos – religioso e saúde – passarão por curso de formação. O início previsto está marcado para 31 de março de 2014.

Mais informações nos editais: [url=https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Edital%202013.pdf?id_file=2010]capelães[/url] e [url=https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Edital%202013.pdf?id_file=2012]profissionais na área de saúde[/url].

[b]Fonte: The Christian Post[/b]