Depois de “A Vida de Ester” e “Sansão e Dalila”, a Record mais uma vez investiu pesado nas minissérias com histórias bíblicas e lançou “Rei Davi”.

A minissérie pretende contar em 29 capítulos sua história de heroísmo, sem deixar de mostrar a face humana do personagem emblemático para o povo judeu.

A emissora contou com um orçamento de R$ 25 milhões, o maior já gasto com uma minissérie, segundo a Folha de S. Paulo. As filmagens foram em cinco cidades cenográficas diferentes, além de locações o Canadá, e trabalhou com um elenco de 42 atores.

A minissérie foi escrita por Vivian de Oliveira e dirigida por Edson Spinello. Leonardo Bricio fará o papel do controverso rei, que mesclou em sua vida momentos de heroísmo de fé com atos demasiadamente humanos. Cerca de 70 anos da vida do personagem bíblico foram contadas na série.

Episódios marcantes da vida de Davi descritos na Bíblia foram encenados, como quando ele, ainda um humilde pastor de ovelhas, derrotou o gigante Golias com a ajuda de uma funda (instrumento rudimentar semelhante a um estilingue com cordas de aço usado para atirar pedras).

O episódio da paixão por bate-Seba, interpretada por Renata Dominguez, também será contado. Esposa de um soldado de seu exército, Davi utilizou de seu comando e poder como rei para enviá-lo à frente de batalha, onde morreu.

[b]Gravações[/b]

Muitas das cenas externas foram gravadas no Canadá, onde parte do elenco esteve em setembro passado. Outras cenas foram feitas em Diamantina, Minas Gerais. O cenário e figurinos recriam a Belém dos pastores.

Para a caracterização adequada, foram chamados profissionais como especialistas em história antiga, professores de hebraico, luta, equitação e até tecelagem.

A minissérie aborda diversos aspectos da época e do personagem, como as dificuldades de vida da população, a tirania dos poderosos, os conflitos bélicos, a vida religiosa de Davi, bem como seus conflitos internos – pecado e arrependimento.

Alguns dos mais poéticos e comoventes salmos são de sua autoria. Davi costumava entoá-los ao som de instumentos musicais, como o saltério.

Vivian, autora do roteiro, disse ao Diário de Pernambuco que muitas vezes é interpelada, de forma até pejorativa, sobre como fez a adaptação de uma história bíblica.

Mas ela responde que esta é uma história fascinante e rica em elementos da dramaturgia. “Rei Davi é uma história sensacional, tem todos os elementos dramatúrgicos. Foi um prazer adaptá-la”, garante a roteirista.

A minissérie Rei Davi estreia nesta terça-feira (24), com episódios inéditos sempre às terças e quintas-feiras, no horário das 23h00, após a novela Vidas em Jogo.

[b]Fonte: The Christian Post[/b]