FG News: Justiça fecha igreja histórica por falta de segurança

Postado em: 04-04-2009 Às vésperas da celebração da Semana Santa, a Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais templos católicos de Mariana (MG), foi interditada no início desta semana por ordem da Justiça.

A ju√≠za L√ļcia de F√°tima Magalh√£es de Albuquerque, da Comarca de Mariana, atendeu a um pedido do Minist√©rio P√ļblico Estadual (MPE) e concedeu liminar determinando a proibi√ß√£o de visita√ß√£o p√ļblica e de atividades religiosas no local at√© que sejam realizadas obras para garantir a estabilidade da estrutura e a seguran√ßa dos visitantes.

Inaugurada em 1794 e tombada como patrim√īnio nacional em 1938, a igreja √© uma das mais visitadas de Mariana. Localizado na Pra√ßa Minas Gerais, o templo exibe na porta um medalh√£o esculpido em pedra-sab√£o, atribu√≠do a Manoel Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No seu interior, guarda pinturas de Manoel da Costa Ata√≠de, considerado o maior pintor do per√≠odo colonial, que foi sepultado na pr√≥pria igreja.

As suas tr√™s portas de entrada foram lacradas. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros emitiram laudos alertando para o risco de desabamento do forro e do teto do templo, que apresenta excesso de umidade por causa das infiltra√ß√Ķes e sofre com a infesta√ß√£o de cupins, conforme relat√≥rio do Instituto do Patrim√īnio Hist√≥rico e Art√≠stico Nacional (Iphan). A magistrada determina que a estrutura seja escorada com acompanhamento t√©cnico e sob a vistoria do Iphan. E concede prazo de 30 dias para o lacre de buracos no teto, sob pena de multa di√°ria de R$ 1 mil.

O pedido de interdi√ß√£o por meio de a√ß√£o civil p√ļblica com pedido de liminar foi feito pelo promotor Ant√īnio Carlos de Oliveira. Ele disse nesta sexta-feira (03) que tomou a decis√£o depois de o Iphan relatar dificuldades para notificar os representantes da Ordem Terceira Franciscana Secular de Mariana, respons√°vel pelo im√≥vel. "Eles n√£o recebiam as notifica√ß√Ķes do Iphan e n√£o tomavam nenhuma provid√™ncia."

Telhado novo, de 1995

O ministro Nelson Vieira de Souza Filho disse que foi ajuizado um recurso nesta sexta contra a decis√£o. Ele rebateu as alega√ß√Ķes, com base em vistorias t√©cnicas, para a interdi√ß√£o. E assegurou que n√£o h√° risco iminente de desabamento "O telhado est√° todo novo, ele foi recuperado em 1995." Conforme a Arquidiocese de Mariana, a Igreja de S√£o Francisco de Assis permanecia aberta apenas para visita√ß√£o p√ļblica. Atendendo a um pedido do Iphan, o p√°roco Paulo Barbosa deixou de realizar missas e outras celebra√ß√Ķes.

A Arquidiocese informou que nenhuma atividade da Semana Santa seria realizada na igreja, mas que ela permaneceria aberta aos visitantes. "Será que o Iphan é tão irresponsável assim?", questionou o promotor. Ele disse hoje que solicitou uma nova perícia da Escola Técnica de Ouro Preto para eventual desinterdição parcial do templo para visitação durante a Páscoa.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul ‚Äď Minas Gerais