FG News: Vaticano e Israel destacam "progressos" em negociações para acordo fiscal

Postado em: 26-04-2009 Vaticano e Israel esperam alcançar "o mais rápido possível" um acordo sobre isenção fiscal e de propriedade para os edifícios da Santa Sé na Terra Santa.

A informação foi dada na sexta-feira, 24, pela embaixada de Israel perante a Santa Sé e divulgada em comunicado do Vaticano.

A nota veio a público após a reunião de ontem em Jerusalém entre a Comissão Bilateral permanente entre Israel e Vaticano para dar continuidade às negociações sobre o "acordo econômico" que deverá estabelecer os direitos e os deveres das comunidades católicas em Israel a respeito de questões de impostos e propriedades.

"O encontro transcorreu em um clima de grande cordialidade e espírito de cooperação. Houve significativo progresso e as duas partes reiteraram seu compromisso de alcançar um acordo o mais rápido possível", diz o comunicado.

A nota acrescenta que a comissão voltará a se reunir no próximo dia 30 também em Jerusalém.

O Vaticano reclama do fato de a Igreja Católica ainda não possuir personalidade jurídica, o que a impede de se defender quando considera que suas propriedades foram ocupadas.

Outro problema é a isenção de impostos exigida pela Igreja Católica, levando em conta que a lei israelense exime os locais de culto, como as sinagogas, do pagamento de tributos.

O Vaticano também pretende assumir o comando de algumas propriedades reivindicadas pela Igreja Católica, como a sala do Cenáculo, onde segundo a tradição religiosa Jesus celebrou a Última Ceia.

Fonte: EFE