FG News: Israel é um 'grande obstáculo para a paz', afirma presidente sírio

Postado em: 25-05-2009 O presidente sírio, Bachar al-Assad, disse neste sábado que Israel é um "grande obstáculo para a paz" durante um discurso de abertura de uma reunião ministerial de membros da Organização da Conferência Islâmica (OCI), em Damasco.

"O fracasso do processo de paz (israelense-árabe) mostrou até agora de maneira flagrante que Israel é o grande obstáculo para a paz", afirmou Assad.

"Nossa experiência com Israel durante as negociações de paz indiretas, por intermédio da Turquia, são uma nova prova" disso, afirmou o chefe de Estado sírio.

As negociações de paz indiretas entre Síria e Israel foram suspensas em dezembro depois da ofensiva do Exército israelense em Gaza entre 27 de dezembro e 18 de janeiro.

Para Assad, "o fracasso da ação política na restituição dos direitos legítimos a seus proprietários dará o direito à resistência de cumprir seu dever para recuperá-los", acrescentou, referindo-se aos direitos de palestinos e sírios as suas terras ocupadas.

Segundo Assad, "o único ponto positivo do processo de paz foi ter desmascarado a realidade agressiva de Israel".

"Um Estado fundado após uma ocupação, após o massacre de palestinos (...) pode trabalhar pela paz? Um Estado cujos governos sucessivos travaram qualquer solução e cujo atual governo é um dos mais racistas, pode ser sócio em um processo de paz?", perguntou-se Assad diante dos ministros das Relações Exteriores da OCI, que reúne 57 países que juntos somam cerca de 1,5 bilhão de muçulmanos.

O presidente sírio pediu à comunidade internacional que "obrigue Israel a pôr fim a sua ocupação das terras árabes de 1967 em Jerusalém, Cisjordânia, Golã e no sul do Líbano".

Fonte: AFP