FG News: México abre primeira igreja dedicada ao exorcismo

Postado em: 08-02-2010 A primeira igreja mexicana dedicada exclusivamente ao exorcismo foi inaugurada na cidade de Queretaro, na região central do México.

N√£o h√° dados precisos sobre o n√ļmero de exorcismos realizados no pa√≠s mas, segundo as autoridades eclesi√°sticas, s√≥ na capital, Cidade do M√©xico, ocorrem cerca de dez por m√™s, e o fen√īmeno est√° aumentando.

A cren√ßa em possess√Ķes demon√≠acas n√£o √© nova em um pa√≠s onde mais de 90% da popula√ß√£o √© cat√≥lica, mas, pela primeira vez em sua hist√≥ria, o pa√≠s tem sua pr√≥pria igreja com esta finalidade - a Capela das Almas Benditas do Purgat√≥rio.

O exorcismo é anterior à chegada do colonizador espanhol, no século 16. Curandeiros astecas queimavam ervas e oravam para acabar com a influência de maus espíritos.

Doença mental

Atualmente, a Igreja Católica segue as diretrizes contidas em um livro publicado pelo Vaticano.

Críticos do exorcismo alegam que um erro comum de sacerdotes que realizam esses rituais é confundir doenças mentais como esquizofrenia ou epilepsia com o que chamam de "possessão".

Mas um padre, Rogélio Cano, disse à BBC que na capela de Queretaro só serão aceitos casos que já foram tratados por médicos e psiquiatras.

Fonte: BBC Brasil