FG News: Aparelho à base de luz solar levará Novo Testamento a comunidades rurais

Postado em: 10-07-2006 A Sociedade Bíblica Peruana e o Ministério Hosana vão disponibilizar para comunidades rurais pobres que não contam com energia elétrica o "Proclaimer", um equipamento que funciona à base de energia solar, para que as pessoas possam escutar a Bíblia.

A iniciativa pretende superar as limitações de muitas comunidades do interior do país, carentes de recursos econômicos e serviço de energia elétrica, onde muitos dos moradores não sabem ler nem escrever.

O "Proclaimer" é um dispositivo dedicado exclusivamente a reproduzir o Novo Testamento em áudio e que recebe energia através de um painel solar incorporado ao aparelho. Seu funcionamento é simples, pois é operado com manivela, também é fácil de ser transportado, uma vez que é pequeno, e foi desenhado para não se desgastar pelo uso freqüente.

Segundo a Sociedade Bíblica Peruana, esta nova modalidade de promover a Palavra de Deus beneficiará muitas comunidades camponesas. O "Proclaimer" está disponível em espanhol e em quechua.

Cada seção do Novo Testamento tem a duração de 30 minutos, que é o tempo necessário para ativação de cada carga mediante a rotação da manivela. O "Proclaimer" contém 40 seções de meia hora cada que, no total, compreende o Novo Testamento completo.

Através do "Proclaimer", aproximadamente 200 pessoas podem escutar de forma simultânea a mensagem bíblica. Até o momento, a Sociedade Bíblica Peruana dispõem de 170 unidades para uso nas igrejas rurais. O projeto integra o programa "A fé vem pelo ouvir", que a entidade vem desenvolvendo como parte da ajuda que oferece ao ministério pastoral.

O novo equipamento será distribuído a partir de setembro às igrejas rurais. A Sociedade Bíblica Peruana ficará encarregada da distribuição no idioma espanhol e a organização Runa Simi, em quechua. Espera-se distribuir ao longo deste ano mais de 200 unidades.

O aparelho foi aprovado na comunidade de Puquio, em Ayacucho, onde seu funcionamento ficou demonstrado aos pastores e obreiros, causando grande impacto. "Deus escutou as nossas orações", disse um pastor rural após a demonstração.

Para maiores informações dirijam-se à Sociedade Bíblica Peruana através do telefone (051) 4330077 ou do e-mail: informes@casadelabiblia.org

Fonte: ALC