Tecnologia: Intel cria controle remoto inteligente que identifica os donos

Postado em: 16-07-2010 O desenvolvimento de "TVs inteligentes" também tem levado - e sem surpresa - à criação de um controle remoto inteligente, graças à Intel.

Pesquisadores da Intel submeteram um artigo √† Associa√ß√£o para o Avan√ßo da Intelig√™ncia Artificial no qual detalham a pesquisa em torno de um controle remoto de TV diferente. Ele √© capaz de perceber qual membro da fam√≠lia o est√° utilizando, baseado no modo como cada um segura o acess√≥rio e como os bot√Ķes s√£o apertados.

Os pesquisadores empregaram a tecnologia do aceler√īmetro - presente em eletr√īnicos como o iPhone, que se apoia nele para ajustar a tela de acordo com a posi√ß√£o do aparelho - e a inclu√≠ram no controle. Sua miss√£o √© fornecer informa√ß√Ķes sobre movimento. Por exemplo, com que m√£o o controle foi pego, com a esquerda ou a direita? Dados sobre a press√£o exercida nos bot√Ķes, como o tempo em que ficam pressionados, tamb√©m s√£o coletados.

Essas informa√ß√Ķes s√£o analisadas por algoritmos que buscam padr√Ķes e, com base neles, tentam identificar pessoas. O teste foi conduzido em um ambiente real, dentro de lares em que as fam√≠lias concordaram em ter seu comportamento filmado por c√Ęmeras, para que os resultados pudessem ser confirmados.

Teste real

O controle foi testado em cinco residências, com famílias de duas a quatro pessoas, por um período de diversas semanas, e foram obtidos diversos níveis de precisão - entre 70% e 80% e até mais, dependendo do tipo do teste, segundo o artigo. A tecnologia continua a ser refinada.

Fonte: PC World