Tecnologia: Intel cria controle remoto inteligente que identifica os donos

Postado em: 16-07-2010 O desenvolvimento de "TVs inteligentes" também tem levado - e sem surpresa - à criação de um controle remoto inteligente, graças à Intel.

Pesquisadores da Intel submeteram um artigo à Associação para o Avanço da Inteligência Artificial no qual detalham a pesquisa em torno de um controle remoto de TV diferente. Ele é capaz de perceber qual membro da família o está utilizando, baseado no modo como cada um segura o acessório e como os botões são apertados.

Os pesquisadores empregaram a tecnologia do acelerômetro - presente em eletrônicos como o iPhone, que se apoia nele para ajustar a tela de acordo com a posição do aparelho - e a incluíram no controle. Sua missão é fornecer informações sobre movimento. Por exemplo, com que mão o controle foi pego, com a esquerda ou a direita? Dados sobre a pressão exercida nos botões, como o tempo em que ficam pressionados, também são coletados.

Essas informações são analisadas por algoritmos que buscam padrões e, com base neles, tentam identificar pessoas. O teste foi conduzido em um ambiente real, dentro de lares em que as famílias concordaram em ter seu comportamento filmado por câmeras, para que os resultados pudessem ser confirmados.

Teste real

O controle foi testado em cinco residências, com famílias de duas a quatro pessoas, por um período de diversas semanas, e foram obtidos diversos níveis de precisão - entre 70% e 80% e até mais, dependendo do tipo do teste, segundo o artigo. A tecnologia continua a ser refinada.

Fonte: PC World