FG News: Igreja da Califórnia é acusada de encobertar pedofilia

Postado em: 19-08-2010 Novas a√ß√Ķes judiciais foram apresentadas contra autoridades da Igreja Cat√≥lica na Calif√≥rnia nesta quarta-feira, por encobrir atos de pedofilia de um padre, informou um comunicado emitido pelos advogados das v√≠timas.

As a√ß√Ķes, apresentadas em um tribunal de Oakland, ao sul de S√£o Francisco, envolvem seis mulheres e um homem, que afirmam ser v√≠timas de abusos sexuais do sacerdote Stephen Kiesle, entre 1972 e 2001.

A maioria dos demandantes teria sofrido agress√Ķes do padre Kiesle durante sua inf√Ęncia e adolesc√™ncia.

"Os bispos católicos americanos e o Vaticano facilitaram por longo tempo os abusos sexuais contra crianças, protegendo sacerdotes pedófilos", afirma a ação judicial, da qual a AFP obteve uma cópia.

"Os bispos e a hierarquia cat√≥lica atuaram assim para evitar que os padres fossem processados e evitar esc√Ęndalos" p√ļblicos, completa o texto.

Deixaram "famílias católicas e crianças nas mãos de reconhecidos pedófilos e se apoiaram na devoção de seus fiéis para manter em segredo todos os novos abusos" que iam cometendo, completa o texto.

Em abril do ano passado, o advogado das v√≠timas, Jeff Anderson, entregou documentos p√ļblicos demonstrando que nos anos 1980 o hoje Papa Bento XVI, ent√£o chefe da Congrega√ß√£o para a Doutrina da F√©, adiou por longo tempo a expuls√£o do padre Kiesle, mesmo ciente de v√°rios casos de agress√£o sexual.

O pedido para que Kiesle deixasse o sacerdócio, apresentado em 1981, foi aceito apenas em 1987, mas um ano depois ele ainda trabalhou por oito meses como coordenador de atividades para jovens em uma paróquia da Califórnia.

Em 2004, foi condenado e preso por abusar de um menino nesse mesmo ano. Foi libertado em fevereiro de 2009 e continua vivendo na Califórnia.

A Igreja Cat√≥lica foi afetada nos √ļltimos anos por esc√Ęndalos relacionados com casos de pedofilia, especialmente em √Āustria, B√©lgica, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos.

Fonte: AFP