Tecnologia: Pragas virtuais: Brasil é terceiro em ranking de infecção

Postado em: 01-10-2010 O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de pa√≠ses com mais infec√ß√Ķes de PCs por malware, atr√°s apenas de Estados Unidos e China, informou a Microsoft nesta quinta-feira (30/9), com base nas estat√≠sticas de um ano do uso de seu software de seguran√ßa Microsoft Security Essentials.

Dados divulgados pela empresa em seu blog ‚ÄúMicrosoft Malware Protection Center‚ÄĚ revelam que, dos micros instalados no Pa√≠s ‚Äď e que utilizam o Microsoft Security Essentials ‚Äď, 586.888 acusaram ataques. √Č pouco menos que as ocorr√™ncias registradas na China (693.347) e mais que o dobro do Reino Unido (212.875).

Os cinco malwares mais identificados no Brasil no primeiro ano de uso do Security Essentials, segundo a Microsoft, foram o Autorun (cerca de 1,1 milh√£o de ocorr√™ncias), Conflicker (550 mil), Iframeref (500 mil), Bancos (450 mil) e Wimad (300 mil). Os n√ļmeros s√£o aproximados.

No blog, a Microsoft ressalta que o malware Bancos, projetado para roubar senhas banc√°rias dos internautas, √© ‚Äú√ļnico no Brasil‚ÄĚ.

De acordo com a Microsoft, desde seu lan√ßamento o pacote Security Essentials foi instalado em 31 milh√Ķes de computadores. Destes, 87% (27 milh√Ķes) reportaram infec√ß√Ķes.

Os Estados Unidos lideram a lista de pa√≠s com mais instala√ß√Ķes. No ranking que exclui os EUA, o Brasil aparece em primeiro, com quase 2,5 milh√Ķes de instala√ß√Ķes. Reino Unido, Alemanha e Jap√£o v√™m em seguida, com instala√ß√Ķes na faixa entre 1,5 milh√£o e 1,8 milh√£o.

Lançado em outubro de 2009, o Microsoft Security Essentials é fornecido gratuitamente e está disponível em 27 línguas. Embora sua instalação seja grátis, a Microsoft alerta que é necessário ter um Windows original.

Fonte: PC World