Ciência & Saúde: Inseticida contra mosquito da dengue chega ao país no início de 2012, diz presidente da Fiocruz

Postado em: 21-10-2011 Para o próximo verão, o combate ao mosquito que transmite a dengue vai contar com o reforço de um bioinseticida. A informação é da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O produto, que deve ser lançado no início do ano que vem, foi criado a partir das bactérias Bacillus thuringiensis e Bacillus sphaerius, encontradas no solo brasileiro e isoladas no laboratório de Farmanguinhos, uma unidade da Fiocruz.

O inseticida biológico será uma nova arma contra as larvas do mosquito Aedes aegypti. A utilização do produto em forma de pastilha será nos próprios criadouros de larvas.

O produto possui duas formulações diferentes, desenvolvidas especialmente para os ambientes onde o mosquito se reproduz. Poderá ser usado nas casas, em caixas d’água, por exemplo.

Já em piscinas, lagos ou outros reservatórios de água onde podem ocorrer altas concentrações do inseto, o produto deverá ser utilizado na forma de um comprimido hidrossolúvel ou granulado.

O presidente da Fiocruz conversou com o UOL Ciência e Saúde durante a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), a maior reunião da OMS fora de sua sede em Genebra, na Suíça, nos últimos 30 anos.

Fonte: UOL