FG News: Veto católico a preservativo não aumentou população mundial

Postado em: 27-10-2011 Cerca de 98 por cento das mulheres católicas sexualmente ativas usaram métodos contraceptivos proibidos pela Igreja.

A proibi√ß√£o da Igreja Cat√≥lica ao uso de m√©todos anticoncepcionais n√£o √© respons√°vel pelo crescimento da popula√ß√£o mundial, que est√° prestes a superar a marca de sete bilh√Ķes de pessoas, j√° que a maioria dos cat√≥licos ignora o veto, disse uma autoridade do Fundo de Popula√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (UNFPA) nesta quarta-feira.

"Nos pa√≠ses cat√≥licos como It√°lia, Espanha ou Malta, as pessoas ainda est√£o usando contraceptivos, como o preservativo, ent√£o a proibi√ß√£o da Igreja n√£o est√° tendo impacto", disse Safiye Cagar, diretora da divis√£o de informa√ß√£o e rela√ß√Ķes externas da UNFPA, em entrevista coletiva.

"Além disso, o crescimento populacional nos países católicos é limitado em comparação com outras partes do mundo", disse Cagar.

Cerca de 98 por cento das mulheres cat√≥licas sexualmente ativas usaram m√©todos contraceptivos proibidos pela Igreja, de acordo com um relat√≥rio recente do Instituto Guttmacher, uma organiza√ß√£o de pesquisa sem fins lucrativos de sa√ļde sexual.

A ONU estima que a popula√ß√£o mundial chegar√° a sete bilh√Ķes de pessoas at√© 31 de outubro, e os recursos globais est√£o ficando insuficientes para atender √† crescente demanda.

A ONU projeta que a popula√ß√£o mundial atingir√° 9,3 bilh√Ķes em 2050 e 10,1 bilh√Ķes em 2100.

Grande parte desse crescimento vir√° da √Āfrica, onde a popula√ß√£o est√° crescendo a 2,3 por cento ao ano -- mais que o dobro da taxa de crescimento da √Āsia, que √© de 1 por cento. Se essa taxa permanecer constante, o que n√£o √© certo, a popula√ß√£o da √Āfrica ir√° mais que triplicar para 3,6 bilh√Ķes at√© 2100 dos atuais 1 bilh√£o.

Fonte: Estad√£o