FolhaGospel.com
O jornal cristão on-line do Brasil



Cadastre-se aqui
Login   



20.06.2013, 08:19
Ciência & Saúde : Pesquisa indica que chá preto pode aumentar risco de câncer
Enviado por folhagospel em 21/06/2012 08:25:29 (182 leituras)

Homens que cultivam o hábito de beber chá preto várias vezes por dia estão mais sujeitos a desenvolver câncer de próstata, afirma uma nova pesquisa.

Uma equipe da Universidade de Glasgow, na Escócia, fez um acompanhamento do estado de saúde de 6.000 voluntários do sexo masculino ao longo de 37 anos.

Eles descobriram que homens que bebiam sete xícaras de chá preto por dia --consumo relativamente normal nos países da Comunidade Britânica-- tinham 50% a mais de chance de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não tomavam chá.

O câncer de próstata é causa de câncer mais comuns entre homens na Escócia e casos registrados de pessoas com a doença no país tiveram um aumento de 7,4% entre 2000 e 2010.

A pesquisa teve início em 1970 e analisou dados de 6.016 voluntários com idades que variavam entre 21 e 75 anos.

ESTUDO

Os participantes do estudo tinham de responder um questionário sobre seus hábitos de consumo de chá, café, álcool, cigarro e suas condições gerais de saúde.

Menos de um quarto dos participantes do estudo eram consumidores regulares de grandes quantidades de chá. Destes, 6.4% desenvolveram câncer de próstata ao longo de 37 anos.

Pesquisadores descobriram que homens que bebem mais que sete xícaras de chá por dia tinham um risco muito maior de desenvolver câncer de próstata do que os que não bebiam chá ou que consumiam menos de quatro xícaras por dia.

O estudo foi comandado por Kashif Shafique, do Instituto de Saúde e Bem Estar da Universidade de Glasgow.

Shafique afirmou que "estudos anteriores haviam indicado uma relação direta entre o consumo de chá preto e o câncer de próstata ou ainda um efeito preventivo do chá verde''.

"Descobrimos que os bebedores 'pesados' de chá são mais propensos a não consumir álcool, não serem obesos e terem níveis mais saudáveis de colesterol".

"Não sabemos se o chá em si é um fator de risco ou se os consumidores de chá são geralmente mais saudáveis e vivem até mais tarde, quando o câncer de próstata é, de toda forma, mais comum''.

Mas ele afirmou ainda: "fizemos ajustes levando em conta esses detalhes em nossas análises e ainda assim levantamos que os homens que mais bebiam chá tinham mais riscos de desenvolver câncer de próstata.

Fonte: Folha.com

Artigo Anterior - Próximo Artigo Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Outros Artigos
20/06/2013 07:00:00 - Silas Malafaia diz que a imprensa mente sobre a "cura gay"
20/06/2013 07:00:00 - Colunista da Veja diz notícia sobre "cura gay" é falsa
20/06/2013 07:00:00 - Número de pastores que utilizam as redes sociais cresce, aponta pesquisa
20/06/2013 05:57:48 - Papa Francisco completa 100 dias como líder da Igreja Católica
20/06/2013 05:46:05 - Visita do papa ao Brasil custará R$ 118 milhões aos cofres públicos
20/06/2013 05:30:00 - Cristãos iranianos enfrentam “perseguições e acusações sistemáticas”
20/06/2013 05:30:00 - Portas Abertas ajuda cristãos nigerianos
20/06/2013 05:30:00 - Líder cristão diz que perseguição na Eritréia está "maior do que nunca e pior”
20/06/2013 05:30:00 - Guerra civil síria alimenta sectarismo regional
20/06/2013 05:30:00 - Autoridades alegam suicídio em caso de morte de cristão na prisão
20/06/2013 05:10:00 - Pesquisa revela comportamento sedentário de adolescentes brasileiros
20/06/2013 05:00:00 - Desktop ainda é principal dispositivo para acessar a Internet no Brasil
20/06/2013 05:00:00 - Empresa de hospedagem apaga todos os dados do Megaupload
20/06/2013 05:00:00 - Brasil deverá liderar investimento em mídia digital na AL em 2013
20/06/2013 05:00:00 - Microsoft inclui programa de recompensas por falhas de segurança
20/06/2013 05:00:00 - Estudo alerta para degelo no solo do Ártico em até 30 anos
20/06/2013 05:00:00 - Pesticidas reduzem em até 42% a diversidade de insetos nos rios
20/06/2013 05:00:00 - Senado aprova projeto de lei que define atos exclusivos do médico
20/06/2013 05:00:00 - Cresce uso de drogas ilícitas por adolescentes no Brasil, aponta IBGE
19/06/2013 18:49:53 - Nasa lança plano para caçar todos os asteroides que ameaçam a Terra

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Publicidade Link
Publicidade






Cadastramento
Para adicionar comentários nos artigos dos colunistas ou nas notícias é necessário cadastrar-se no site. Cadastre-se aqui.
ENQUETE
Você está assistindo a novela "Amor à Vida"? Responda e comente.
Não, pois não gosto de novela 67 % 67%
Não, porque tem um casal gay 26 % 26%
Sim, pois gosto de novela 3 % 3%
Sim, porque vai ter uma evangélica 2 % 2%
Siga o FolhaGospel
@Twitter
Publicidade



PREVISÃO DO TEMPO




contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site