FG News: √ćndia: Grupos pol√≠ticos denunciam CD com propaganda contra mu√ßulmanos

Postado em: 10-04-2007 V√°rios grupos pol√≠ticos da √ćndia acusaram hoje o partido extremista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), o principal da oposi√ß√£o, de incentivar a viol√™ncia ao distribuir um CD com propaganda antimu√ßulmana.

A grava√ß√£o foi distribu√≠da na semana passada no estado de Uttar Pradesh (norte) por ocasi√£o das elei√ß√Ķes regionais que come√ßam no s√°bado e que durar√£o um m√™s, provocando numerosas den√ļncias por seu "conte√ļdo inflamat√≥rio", segundo a ag√™ncia "Ians".

O CD inclui, entre outras coisas, detalhes gráficos do massacre de uma vaca - animal sagrado na religião hindu - realizado por açougueiros muçulmanos. Em outro ponto, há encenação da história de uma jovem hindu enganada e maltratada por um muçulmano.

Também se refere à comunidade muçulmana com termos depreciativos, em meio a numerosas referências aos principais líderes do BJP, entre eles o ex-primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee.

Os dirigentes do BJP se desvincularam do conte√ļdo do CD e asseguraram que eles n√£o deram consentimento √† distribui√ß√£o do material, o que n√£o impediu que os l√≠deres de outros partidos levassem o caso √† Comiss√£o Eleitoral.

Uma delega√ß√£o de representantes pol√≠ticos apresentou hoje den√ļncia na comiss√£o para reivindicar "a√ß√Ķes contra os l√≠deres do BJP por cometer um ato criminoso". Ao mesmo tempo, pediram os m√°ximos dirigentes do partido extremista a apresentar desculpas √† comunidade mu√ßulmana.

O polêmico CD foi distribuído por um dirigente local do BJP em entrevista coletiva em Lucknow, capital de Uttar Pradesh, como parte da campanha eleitoral de seu partido.

No entanto, o vice-presidente do BJP, Mukhtar Abbas Naqvi, assegurou hoje desconhecer o conte√ļdo do disco e negou que a distribui√ß√£o seja parte da estrat√©gia de campanha do partido.

Est√° previsto que a Comiss√£o Eleitoral, que deu instru√ß√Ķes √†s autoridades estatais para que fa√ßam um relat√≥rio contra o presidente do BJP - Rajnath Singh -, anuncie no s√°bado se tomar√° atitudes contra o partido.

Em outras ocasi√Ķes, diferentes representantes do BJP foram acusados de fomentar o √≥dio contra os mu√ßulmanos e por persegui√ß√£o religiosa contra as minorias.

Fonte: Portas Abertas