FG News: Líderes evangélicos fazem mobilização pela paz

Postado em: 18-04-2007 Cerca de 90 líderes evangélicos de Natal, capital do Rio Grande do Norte, foram às ruas no sábado, 14, à tarde, para participar da Mobilização Evangélica pela Paz, promovida pelo Fórum de Igrejas e Entidades Sociais e Evangélicas (FIESE) com apoio da Diaconia.

Com faixas e panfletos em m√£os, os participantes provenientes de v√°rias denomina√ß√Ķes religiosas concentraram-se no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, um dos mais movimentados da capital potiguar. Em uma hora, interagiram com milhares de pessoas e distribu√≠ram sete mil panfletos, que continham dados sobre a viol√™ncia na capital e frases que atribu√≠am a todos os cidad√£os a responsabilidade pela constru√ß√£o de uma sociedade mais justa.

"A paz tem fundamentos na fé, na família, no respeito, no trabalho, no emprego, na solidariedade, na igualdade e tantos valores que não acontecem por si, mas podem ser cultivados por mim e por você! Não espere! Esteja engajado! A luta é nossa", alertava uma das mensagens do panfleto.

Antes de ir às ruas, os participantes refletiram sobre a violência intrafamiliar contra crianças e mulheres, e assistiram à peça teatral "Desperta Igreja", apresentada pelo grupo de Teatro Dínamis de Deus, da Igreja do Nazareno de Cidade Satélite.

"Reconhecemos que as pessoas são agentes de violência, independente do seu credo religioso. E acreditamos em pessoas, porque pessoas podem mudar seu comportamento, suas atitudes e pensamentos", ressaltou o pastor da Igreja Luterana e técnico do Programa de Apoio à Ação Diaconal das Igrejas (PAADI), Airton Schroeder.

Segundo o Instituto T√©cnico Cient√≠fico da Pol√≠cia do Rio Grande do Norte (ITEP), em 2006 ocorreram 298 homic√≠dios em Natal, dos quais 249 perpetrados por armas de fogo. E em janeiro de 2007 morreram 50 pessoas na capital. Em 2006, as cinco Delegacias da Mulher do Estado receberam 10.800 den√ļncias.

Al√©m da Igreja Luterana, participaram da mobiliza√ß√£o outras nove denomina√ß√Ķes religiosas: Igreja Ref√ļgio da Gra√ßa, Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja do Nazareno, Assembl√©ia de Deus, Casa da B√™n√ß√£o, Igreja Batista Viva, Igreja de Cristo de Rosa dos Ventos - Parnamirim e Igreja Batista Cidade Jardim.

O FIESE atua promovendo eventos de capacitação e sensibilização para líderes de igrejas nas temáticas de superação da violência e Aids, articula e mobiliza as igrejas da região metropolitana de Natal na realização de atividades de cidadania.

A Diaconia, através do PAADI, desenvolve projetos de sensibilização e prevenção da violência familiar contra a mulher em igrejas da Região Metropolitana de Recife, Fortaleza e Natal.

Fonte: ALC