FG News: Debate sobre eutanásia para menores ressurge na Bélgica

Postado em: 07-11-2013 Chefes da Igreja católica, protestante e ortodoxa, assim como a comunidade judaica e muçulmana publicaram um comunicado contra a eutanásia em menores.

O debate sobre a eutanásia em menores de idade na Bélgica, um dos poucos países que a autorizam para os adultos, ressurgiu nesta quarta-feira (6) com o apelo de um grupo de pediatras a favor de modificar a lei e com a oposição dos chefes religiosos, que advertem sobre sua banalização.

Uma carta aberta publicada na imprensa por um grupo de 18 pediatras pede que os deputados belgas legislem sobre uma pr√°tica que j√° ocorre por fora da lei.

"Cada decis√£o de fim de vida √© um ato de humanidade que s√≥ deve ser levantado em √ļltima inst√Ęncia. Por que privar os menores desta √ļltima possibilidade?", se perguntaram os pediatras.

"A experi√™ncia nos mostra que, em caso de doen√ßa grave e morte iminente, os menores desenvolvem muito rapidamente uma grande maturidade, a tal ponto que √†s vezes podem se expressar melhor sobre a vida do que as pessoas mais velhas que gozam de boa sa√ļde", indicam.

Os deputados belgas estão divididos sobre a extensão da lei de 2002 que autoriza a eutanásia na Bélgica nas pessoas mais velhas conscientes aos jovens menores de 18 anos e às pessoas que sofrem de Alzheimer.

Os especialistas ouvidos pelo Parlamento afirmaram que a eutan√°sia em menores j√° √© praticada fora de todo √Ęmbito legal.

Contr√°rios √† eutan√°sia, os representantes das principais religi√Ķes publicaram nesta quarta-feira (6) um comunicado comum para que sua voz seja ouvida "neste debate que envolve toda a sociedade".

"Expressamos nossa forte inquietação diante do risco de banalização crescente de uma realidade tão grave", indicam os chefes da Igreja católica, protestante e ortodoxa, assim como a comunidade judaica e muçulmana.

"Propor que os menores possam decidir sobre sua própria eutanásia é uma maneira de falsear sua faculdade de julgamento e, a partir daí, sua liberdade", escrevem.

A Bélgica registrou em 2012 1.432 eutanásias, o que representa 2% dos falecimentos no país.

Fonte: AFP