Ci√™ncia & Sa√ļde: Anvisa manda recolher lotes de Epocler, Coristina, Doril, Maracugina e outros 50 produtos

Postado em: 03-01-2017 Imagem redimensionada

A Anvisa determinou nesta terça-feira (3/1) a suspensão da distribuição, comércio e uso de 124 lotes de diferentes medicamentos da Brainfarma S/A. A própria empresa emitiu um comunicado de recolhimento voluntário dos produtos.

Com isso os medicamentos dos lotes suspensos n√£o podem ser comercializados ou utilizados.

O motivo foi uma falha no processo de pesagem, "pela utiliza√ß√£o da antiga √°rea de pesagem da f√°brica durante a transi√ß√£o desta opera√ß√£o para a nova central de pesagem", sobretudo em excipientes (componentes que n√£o o princ√≠pio ativo dos medicamentos), explica a empresa, em comunicado dispon√≠vel nesta ter√ßa-feira, 3, na p√°gina da Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM). "N√£o h√° indica√ß√Ķes de que o uso destes medicamentos possa gerar efeitos adversos √† sa√ļde, al√©m dos previstos em bula."

Os lotes dos medicamentos, produzidos entre janeiro e março de 2016, representam 0,9% do volume anual e o recolhimento terá um custo "imaterial", diz a Hypermarcas, sem impacto sobre os negócios da companhia.

Entre os medicamentos, que terão "a suspensão da distribuição, comercialização e uso" "como medida de interesse sanitário" estão, entre outros:

*Coristina efervecente

*Biotonico Fontoura

*Doril

*Epocler

*Maracugina líquido

*Vitassay stress

*Doralgina

A lista completa est√° no site da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa).

Fonte: O Globo, Estad√£o e Anvisa