FG News: Prociss√£o do Nazareno Negro re√ļne 1,5 milh√£o de fi√©is nas Filipinas

Postado em: 11-01-2017

Cerca de 1,5 milh√£o de filipinos participaram nesta segunda-feira (9) da prociss√£o do Nazareno Negro no centro da capital, Manila.

Imagem redimensionadaDescal√ßos, os peregrinos acompanharam a carreata com uma est√°tua negra de Jesus Cristo. No trajeto de sete quil√īmetros, alguns devotos se espremeram entre a multid√£o para tentar tocar o √≠cone, que, segundo a tradi√ß√£o local, tem poderes milagrosos.

"Meu objetivo aqui é agradecer a Deus por todas as bênçãos que ele dá a mim e a minha família todos os dias", disse Jimray Bacomage, 37, à agência de notícias Reuters, afirmando que a estátua do Nazareno Negro curou seu braço quebrado.

A estátua do Nazareno Negro foi trazida do México a Manila em 1606 pelos colonizadores espanhóis.

Com 80% de cat√≥licos dentre uma popula√ß√£o de 100 milh√Ķes, as Filipinas t√™m o terceiro maior n√ļmero de cat√≥licos no mundo, atr√°s apenas de Brasil e M√©xico.

SEGURANÇA

O temor de um atentado terrorista durante a procissão do Nazareno Negro levou as autoridades filipinas a reforçar a presença policial e a banir drones e celulares no evento.

Ex√©rcito e pol√≠cia se preocupam com a concentra√ß√£o num momento em que cat√≥licos do pa√≠s t√™m sido alvo de ataques de grupos isl√Ęmicos. Na v√©spera de Natal, 16 pessoas ficaram feridas em explos√£o numa igreja no sul do pa√≠s, regi√£o em que se concentram grupos rebeldes.

As Forças Armadas anunciaram o bloqueio de sinais de celular e a proibição de drones durante a procissão. Toda a rota da procissão e os arredores da igreja de Quiapo, que guarda a imagem, foi considerada zona de exclusão aérea.

Desde o come√ßo do m√™s at√© o dia 10, s√£o esperados 18 milh√Ķes de cat√≥licos na igreja de Quiapo. As filas para tocar a imagem duram at√© sete horas, segundo a par√≥quia, e a presen√ßa √†s missas aumentou 30% neste ano.

Apesar dos temores de violência, a procissão ocorreu sem maiores incidentes.

Fonte: Folha de S√£o Paulo