FG News: Cristina Mel grava CD infantil, prepara CD adulto e troca de nome

Postado em: 30-08-2006 Cristina MelNos dias 17 e 18 de agosto, o teatro da Rede Record, no Rio de Janeiro, recebeu centenas de crianças para a gravação do DVD “Cristina Mel e Os Vegetais”. O disco audiovisual tem como base o CD homônimo, que será lançado em setembro, na feira paulista Expo Cristã, pela gravadora Line Records.

Cristina Mel cantou ao vivo, sobre playback, as 13 músicas que gravou para o CD. No palco, a cantora teve a companhia de bailarinos e dos personagens do grupo americano Os Vegetais (The VeggieTalles, no original), experiente na produção de discos, filmes, brinquedos e outros produtos para crianças.

“Embora as músicas sejam playback, este é o primeiro DVD infantil ao vivo da música gospel brasileira”, ressalta Maurício Soares, diretor comercial da Line Records.

O Brasil é o único país com autorização para explorar a marca Os Vegetais na América Latina. A empresa Big Idea, responsável pela franquia, contratou artistas nacionais para atuar nos produtos feitos em português e espanhol. A estréia dos Vegetais brasileiros foi no CD de Cristina Mel.

“Sempre admirei Os Vegetais nos Estados Unidos. Eles são campeões em tudo que fazem”, diz a cantora, que, por contrato, teve de seguir, no CD, os padrões visuais – cores, letras, fotos – estabelecidos pela matriz americana.

Para o DVD, as novidades são a inclusão, nos extras, de dois videoclipes e o making of das gravações.

A produção é de Wagner Carvalho, o Waguinho, que também trabalhou com Cristina Mel no CD com os Vegetais. No dia 17, ele comemorava o fato de ter gravado sete músicas em apenas três horas.

“A dedicação da Cristina é um absurdo”, elogia Waguinho, que usou os mais modernos recursos tecnológicos na gravação, como o backup da voz de Cristina Mel em Pro-Tools.

Velocidade também não foi problema para a gravação do CD, que aconteceu no WLC Estúdio, de Wagner Carvalho.

“A Cristina Mel tinha três dias para gravar a voz, mas fez tudo numa tarde só”, conta o produtor.

“O Waguinho é um produtor talentoso, tranqüilo e profissional. Nunca fiz um disco tão rápido”, retribui Cristina.

Sonho de ser mãe

Apesar dos problemas comuns a uma gravação de DVD – erros, repetições, pausas etc. – as crianças que foram ao teatro da Rede Record só queriam saber de festa. Agitando pompons coloridos, elas cantaram junto com Cristina Mel várias músicas novas, como as animadas Minha Pequena Luz e Perna, Dedo, Mão, mesmo sem o CD nas lojas.

A alegria das crianças é um reflexo do próprio disco, que a equipe do site UNIVERSO MUSICAL ouviu em primeira mão.

Cristina Mel e Wagner Carvalho optaram por gravar canções animadas, de ritmos variados. Há música pop (Minha Pequena Luz), rock (Rock Gospel), country-rock (Quero Ser Como José), funk melody (Melzinha Abelhinha), merengue (O Céu É Muito Bom), gospel americano (Louve), axé (Deus É Fiel) e rap (Perna, Dedo, Mão).

O clima festivo do repertório é quebrado na balada Canção da Esperança, que narra a história de Jesus e foi gravada por Cristina Mel no DVD de Páscoa dos Vegetais, no começo do ano. No final do CD há uma oração, Falando com o Papai do Céu, com a participação de Isabela, filha da cantora Jozyanne.

Quatro canções foram gravadas originalmente pelos Vegetais americanos e traduzidas para o português: Minha Pequena Luz, Rock Gospel, Canção da Esperança e Louve. Esta última foi um dos temas do filme “Mudança de Hábito”, estrelado por Whoopi Goldberg, no papel da freira Delores.

Os Vegetais brasileiros participam de todo o CD. No DVD, eles se juntam a Cristina Mel em vinhetas que interligam as músicas.

“É um CD leve e ao mesmo tempo com mensagens agradáveis. Quero que as crianças ouçam numa festa ou na igreja, cantem, dancem e aprendam a Palavra de Deus”, define a cantora.

Cristina Mel quase teve a participação de Buchecha na música Melzinha Abelhinha, um funk melody bem no estilo que consagrou o cantor, ao lado de seu ex-parceiro, Claudinho. Buchecha, que é evangélico, aceitou o convite, mas não pôde gravar por falta de espaço na agenda.

A Line Records está correndo com a edição do DVD para que ele também seja lançado na Expo Cristã. Mesmo que não dê tempo, a diretoria da gravadora garante que o disco estará nas lojas ainda em setembro.

Assim como divide sua carreira entre os públicos adulto e infantil, este ano Cristina Mel teve que se dividir entre gravadoras.

Antecipando-se à Line Records, a Clevan Music, antiga gravadora de Cristina Mel, está lançando o DVD “Tempo de Ser Criança”, mesmo nome do CD que a cantora gravou na companhia em 2004.

O DVD estava pronto desde 2005, quando era para ter sido lançado, o que acabou não acontecendo. As lojas só receberam o disco em agosto deste ano, para a surpresa da própria Cristina Mel.

“Tudo comigo é em dobro! Só falta virem gêmeos para ficar completo”, diverte-se a cantora, que, aos 42 anos, ainda sonha ser mãe.

Cristina Mel prepara CD adulto e troca de nome

Depois de recomeçar, nada como um novo tempo. É com esse pensamento – e esse título – que Cristina Mel se prepara para lançar seu novo CD adulto, produzido por Wagner Carvalho. “Um Novo Tempo” chega às lojas em setembro, após a feira Expo Cristã.

A dupla selecionou o repertório do CD em meio a mais de 40 músicas. Entre os compositores estão o próprio Waguinho, Josué Teodoro, Evaldo Novaes e Alda Célia, autora da faixa-título.

“Este disco realmente marca um novo tempo na minha vida, em todos os aspectos: profissional, sentimental e espiritual”, explica Cristina Mel.

Lançado no início de 2005, o mais recente CD de estúdio de Cristina Mel, “Recomeçar”, expressava um período conturbado na vida pessoal da cantora. Dificuldades sintetizadas pela compositora Edeny, amiga de Cristina, na faixa Ministração: “Recomeçar.../ Algo que nem sempre é fácil de fazer/ Ato digno de pessoas que não desistem tão facilmente assim/ Nem se entregam ao acaso ou até mesmo à dor”, diziam os versos iniciais.

Hoje, refeita, Cristina Mel volta a cantar o amor, tema que vem sendo bastante explorado por sua gravadora, Line Records, e não estava presente naquele disco.

A cantora incluiu em “Um Novo Tempo” uma música romântica dos Vegetais, intitulada Você É o Único. Perguntada se aceitaria participar da trilha sonora de uma novela da Rede Record, como vêm fazendo alguns artistas da Line, ela é enfática:

“Toparia. O amor foi criado por Deus. Se a letra não é ofensiva, por que não cantar uma música para a pessoa amada? Ou nós somos de outro mundo?”, argumenta.

Novamente a amiga Edeny aparece para expressar em palavras os sentimentos de Cristina Mel. É dela a música A Razão do Meu Sorriso, cuja letra foi inspirada no relacionamento da cantora com o marido, o dentista Isaias Costa.

Enquanto o aguardado filho deles não vem, Isaias deu um presente de pai para a esposa. Ele conseguiu, na Justiça, que Cristina incluísse o sobrenome artístico em seu registro civil. A partir de agora, a cantora chama-se Maria Cristina Mel de Almeida Costa. É o amor...

Fonte: Universo Musical