FG News: Patriarca Aleksej II exorta católicos e ortodoxos a permanecerem unidos

Postado em: 05-10-2007 O patriarca ortodoxo de Moscou e de todas as R√ļssias, Aleksej II, disse nesta quinta-feira, em Paris, que parece existir uma nova persegui√ß√£o contra a Igreja.

Aleksej II voltou a falar da necessidade de uma colaboração entre as duas Igrejas irmãs diante dos desafios apresentados pelo mundo atual. Segundo o patriarca, "existe uma perseguição contra a Igreja na Europa", e os católicos e ortodoxos são chamados a defender juntos os valores cristãos.

Aleksej II se encontra atualmente na França, onde participou, na terça-feira, da reunião da assembléia parlamentar do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Ele visitou ontem a Catedral de Notre-Dame, em Paris, para um momento de oração, onde estava presente o arcebispo cidade, Dom André Vingt-Trois, além de muitos fiéis católicos e ortodoxos.

O patriarca foi recebido nesta quarta-feira pelo presidente da Conferência Episcopal da França, Dom Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux, e pelo presidente emérito do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Roger Etchegaray.

"Observamos que a sociedade contempor√Ęnea est√° perdendo as bases √©ticas e seguindo falsos valores, se tornando, assim, sempre mais desumana e cruel, geradora de contrastes e conflitos entre comunidades e povos", disse ainda o patriarca. Diante deste quadro, finalizou, "√© preciso que os crist√£os encontrem novas maneiras de testemunhar juntos a verdade do Evangelho e os eternos valores morais".

Fonte: R√°dio Vaticano