FG News: Catedral em Pequim vê 1ª missa em espanhol

Postado em: 28-07-2008 A comunidade latino-americana de Pequim viveu um dia histórico neste domingo, quando a catedral de San José recebeu sua primeira missa em espanhol para mais de 100 pessoas de diferentes países da América do Sul e da Espanha.

O governo chinês permitiu essa iniciativa, que será mantida durante todos os domingos de agosto e setembro enquanto sejam disputados os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim.

Outras comunidades, como a alem√£, inglesa e francesa, tamb√©m conseguiram que diferentes igrejas chinesas promovam missas em seus pr√≥prios idiomas durante os Jogos. As celebra√ß√Ķes ser√£o feitas por padres locais bil√≠ng√ľes e religiosos estrangeiros.

Às 17h (horário local), começou a inédita missa na catedral de San José, construída em 1655 e localizada no centro comercial da capital chinesa. "Estamos unidos em Pequim, onde Deus nos trouxe para que estejamos juntos", disse, emocionado. o padre Carlo D'Impozzano.

D'Impozzano √© italiano, viveu muito tempo na Col√īmbia e h√° quatro anos o governo chin√™s o convidou para participar de uma ONG sediada em Pequim. Nesta institui√ß√£o, ele ajuda muitas crian√ßas da cidade e nos finais de semana celebra missas para a comunidade latina.

"O padre Carlo foi fundamental para que nos dessem essa oportunidade", assegurou Maricarmen, uma jornalista mexicana que vive em Pequim há sete anos e não conseguia esconder sua emoção após a missa. "Tomara que isso continue depois dos Jogos Olímpicos", afirmou, com lágrimas nos olhos.

"Antes, íamos à embaixada da Argentina ouvir a missa, mas agora é outra coisa, estar em pleno coração de Pequim e escutar a palavra de Deus no seu idioma é algo impagável", acrescentou Lucía, uma venezuelana que vive com seu marido Mario, enviado por uma empresa sul-americana à China.

"Acreditamos que durante os Jogos Olímpicos essa catedral ficará cheia de gente a cada domingo, e isso nos deixa felizes", disse Matthew Zhen, padre da comunidade internacional de Pequim. "Já celebrávamos missas em inglês, mas agora ampliamos para o espanhol e o italiano", comentou Zhan.

Assim como a catedral St. Patrick em plena Wall Street, em Nova York, a de San Jos√© tamb√©m est√° encravada no meio do centro comercial mais visitado de Pequim, Wanfunying Diaje. "√Č por isso que hoje n√£o permitimos a entrada de chineses, quisemos evitar os curiosos que caminham por aqui", explicou Zhen.

O Conselho Cristão da China está imprimindo 100 mil cópias do Novo Testamento com o logotipo olímpico na capa. Algumas foram enviadas à Vila Olímpica e para igrejas de Pequim e de outras cidades-sede.

O logotipo ol√≠mpico gravado no Novo Testamento, que tem como t√≠tulo "Edi√ß√£o Especial para os Jogos Ol√≠mpicos de Pequim 2008", √© uma edi√ß√£o bil√≠ng√ľe em chin√™s e ingl√™s. De acordo com as edi√ß√Ķes pr√©vias, foi estabelecido um centro de servi√ßo religioso na Vila Ol√≠mpica de Pequim.

Os Jogos de Pequim ser√£o realizados de 8 a 24 de agosto.

Fonte: Terra